Parceria entre TSE e Whatsapp contra disparo de mensagens em massa - Divulgação/TSE
Parceria entre TSE e Whatsapp contra disparo de mensagens em massaDivulgação/TSE
Por O Dia
Brasília - A parceria entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp para combater as notícias falsas nas eleições de 2020 teve os resultados preliminares divulgados na tarde desta quarta-feira. A plataforma do Programa de Enfrentamento à Desinformação recebeu 1.037 denúncias de suspeitas de disparos de mensagens em massa e o aplicativo baniu 256 contas.
Essas denúncias se referem ao período entre de 27 de setembro a 26 de outubro. Do total, 17 foram descartadas por não estarem relacionadas a eleições. Após uma primeira revisão, identificando números duplicados ou inválidos, 720 contas continuaram sendo analisadas e as 256 banidas (35% do total) violaram os seus Termos de Serviço do WhatsApp.
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Segundo o aplicativo, mais de 80% das contas banidas foram derrubadas de forma automática antes mesmo de serem reportadas pelas denúncias. Agora, serão investigadas pelo Ministério Público Eleitoral para tentar descobrir os responsáveis pela prática proibida pela legislação.
A secretária-geral da Presidência do TSE, Aline Osorio, comemorou os resultados preliminares. "Mostra que o canal para denunciar suspeitas de disparo em massa tem sido efetivo. Aos eleitores, o TSE pede que usem o canal sempre que receberem mensagens suspeitas, de cunho eleitoral, de modo a contribuir para uma eleição limpa e justa. Aos partidos e candidatos, o tribunal alerta: disparo em massa é ilegal e pode ser punido."
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Já o diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Facebook Brasil, Dario Durigan, revelou que cerca de 100 mil contas foram banidas no mês de setembro pelo sistema de integridade do aplicativo, não apenas envolvendo denúncias relacionadas às eleições.
A parceria entre TSE e WhatsApp vai além do canal de denúncias e incluiu também: a criação do “Tira-dúvidas no WhatsApp”; a realização de cursos de capacitação para servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre como combater a desinformação nas plataformas digitais; e a disponibilização de um pacote de figurinhas para incentivar o engajamento dos eleitores no processo eleitoral.