Por nicolas.satriano

Rio - A presidenta Dilma Rousseff (PT) caiu três pontos na preferência do eleitorado, segundo pesquisa Ibope. Apesar disso, a candidata à reeleição manteve a liderança no primeiro turno, com 36% das intenções de voto, contra 30% de Marina Silva (PSB). A ex-senadora oscilou um ponto para baixo desde a última pesquisa, divulgada no dia 12.

Ibope%3A Disputa pelo segundo turno fica mais acirradaDivulgação

O desempenho do senador Aécio Neves (PSDB) surpreendeu. Em quatro dias, ele subiu quatro pontos percentuais, passando de 15% para 19%.“É uma demonstração clara de que chegou a hora da razão. Os eleitores começaram a prestar mais atenção às propostas dos candidatos e ver quem tem melhores ideias sem improviso”, afirmou, na entrada do debate promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para o coordenador da campanha de Marina, Walter Feldman, “ninguém está seguro de que vai para o segundo turno”.

Os votos brancos e nulos representaram 7% do total e os indecisos somaram 6%. O candidato Pastor Everaldo (PSC) teve 1% e os demais não pontuaram. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

INFOGRÁFICO: Veja as intenções de votos para presidente

Na simulação de segundo turno, Dilma e Marina continuam tecnicamente empatadas, apesar de Dilma ter oscilado dois pontos para baixo. A presidenta tem 40% dos votos, enquanto Marina aparece com 43%. A ex-senadora manteve sua pontuação.

Na disputa entre Dilma e Aécio, a presidenta mantém a liderança, mas a diferença entre os dois caiu oito pontos percentuais. Enquanto o tucano ganhou quatro pontos, a presidenta perdeu outros quatro. O senador agora tem 37%,enquanto a petista aparece com 44%.

Na hipótese da disputa entre Marina Silva e Aécio, a ex-senadora teria 48% dos votos, enquanto Aécio chegaria aos 30%. A diferença entre os dois também caiu. Na pesquisa anterior, Aécio tinha 27%, enquanto Marina aparecia com 51%.

A avaliação do governo Dilma continuou estável, sendo que 48% dos entrevistados o classificaram como bom ou ótimo. A gestão foi considerada regular por 33% e ruim ou péssima por 28% dos que responderam.

A presidenta Dilma tem a maior taxa de rejeição. Do total de entrevistados, 32% disseram que não votariam nela de jeito nenhum. O senador Aécio Neves é rejeitado por 19%. Os eleitores que não votariam em Marina somam 14%, enquanto 17% não elegeriam o Pastor Everaldo. 

Você pode gostar