Por bferreira

Rio - Um dia após ter caído nas pesquisas de intenção de votos, Marina Silva (PSB) afirmou ontem, no Rio, que só ela poderá derrotar o PT em um segundo turno. A candidata, que fez uma carreata improvisada e rápida na Tijuca, chegou a dizer que o candidato Aécio Neves (PSDB) “é o segundo turno de estimação do PT” e que seus adversários têm feito um “marketing selvagem” contra ela. As declarações foram dadas antes de a candidata embarcar no aeroporto Santos Dumont de volta para São Paulo, onde terá agenda hoje.

Marina Silva (PSB) afirmou que só ela poderá derrotar o PT em um segundo turnoReprodução TV Globo

A pesquisa constatou que o terceiro colocado, Aécio Neves (PSDB), diminuiu a diferença em relação a Marina Silva, ameaçando a passagem da ex-senadora para o segundo turno. “O PSDB é um segundo turno descendente. Nós somos um segundo turno ascendente. A sociedade brasileira e o PT sabem disso. Tanto que a presidenta Dilma ontem (no debate de quinta-feira da TV Globo) quis dar uma chance para o Aécio porque ele já é o segundo turno de estimação do PT. É assim que o PT ganha as eleições. E o PSDB está se conformando em ser o segundo lugar de estimação do PT”, afirmou.

Marina também disse que está ocorrendo um “marketing selvagem” nestas eleições, sem ética e usando preconceito e mentiras. “Isso eu vi acontecer na época do Collor. A reedição disso é algo impressionante em pleno século 21. Tenho respeito pelas candidaturas dos meus adversários. Não disse qualquer coisa do Aécio ou da presidente Dilma. Eles que disseram qualquer coisa contra mim. Isso faz parte do sistema de valores deles, não do meu”, disse.

Durante a carreata na Tijuca, que juntou poucos militantes, Marina afirmou aos eleitores que o PT quer o PSDB no segundo turno e vice-e-versa. Ela também relembrou o recente caso de corrupção na Petrobras e afirmou que o Brasil “precisa mudar”. Por diversas vezes, fez o gesto de “coraçãozinho” com as mãos, muito usado pela presidenta Dilma Rousseff para os eleitores. A carreata também foi acompanhada pelo seu vice, Beto Albuquerque, pelo vereador Jefferson Moura, que planeja entrar para a Rede e pela coordenadora do programa de governo de Marina, a herdeira do Itaú, Neca Setúbal.

Dilma: Aécio tem choro de perdedor

O presidenciável Aécio Neves (PSDB) voltou a pedir explicações sobre o suposto uso indevido dos Correios pela campanha petista. “Eu examinei a prestação de contas da candidata em setembro. Não consta nenhum pagamento para os Correios, e eles não podem alegar que o pagamento ficou para o final, porque a legislação não permite que isso seja feito com pagamentos à vista”, declarou Aécio.

O tucano fez uma caminhada ontem por um conjunto de cinco favelas em Belo Horizonte, e comemorou o bom desempenho nas pesquisas. “O que posso dizer é que temos a convicção do melhor projeto, e temos mais condições de vencer o PT no segundo turno”, afirmou desconversando sobre possível aliança com a presidenciável Marina Silva (PSB).

Durante carreta em São José dos Campos, interior de São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff (PT) disse que não tem preferência por adversário no segundo turno. “Daqui para a frente, vamos lutar para apresentar nossas propostas. Estamos preparados para enfrentar o primeiro e o segundo turno”, disse Dilma. Sobre as denúncias de que os Correios estariam beneficiando a sua campanha, a presidenta respondeu que alguns candidatos tentam colocar a culpa nos outros pelos maus resultados. “É interessante, sempre que alguém corre o risco de perder a eleição, quer atribuir ao outro uma responsabilidade que é sua”, alfinetou.

Você pode gostar