Por raphael.perucci
Mônaco - O alemão Nico Rosberg venceu o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1. O piloto da Mercedes soube tirar vantagem do fato de largar na pole position em uma pista tão apertada e comandou o ritmo da prova economizando seus pneus. Sebastian Vettel e Mark Webber, ambos da Red Bull, completaram o pódio. Felipe Massa mostrou que não estava realmente em seus melhores dias e abandonou ao bater forte, repetindo seu acidente do treino livre de sábado.

A batida de Massa foi idêntica à anterior. O brasileiro perdeu o controle de sua Ferrari na curva Sainte Devote, a primeira do circuito de rua no Principado, na 29ª volta. O piloto vinha no pelotão de trás e coroou um final de semana para se esquecer em Mônaco. Ele foi imobilizado e conduzido ao centro médico para exames, mas passa bem.

Nico Rosberg venceu a corrida em MônacoEfe


Já Rosberg chegou ao segundo triunfo da carreira e repetiu seu pai, Keke, que venceu o mais charmoso GP da F1 há 30 anos. Pela primeira vez na temporada, um piloto dominou todas as sessões de treinos livres, a classificação e também a corrida.
Publicidade
Com o resultado, Vettel mantém a liderança no Mundial. O atual tricampeão mundial tem agora 107 pontos. Kimi Raikkonen, da Lotus, que foi prejudicado por toque de Sérgio Perez, da McLaren, terminou em décimo e segue em segundo na tabela, com 86. Fernando Alonso, da Ferrari, está na terceira colocação, com 78.
O próximo GP será realizado daqui a duas semanas, em Montréal, no Canadá. Será a sétima etapa do campeonato.
Publicidade
Rosberg, de ponta a ponta

A grande dúvida antes do início da corrida era se as Mercedes de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, primeira e segunda no grid de largada, respectivamente, resistiriam ao alto desgaste de seus pneus. Se aproveitando do apertado traçado do circuito de Mônaco, a dupla ditou o ritmo da prova até a primeira sessão de pits stops e aproveitou para economizar borracha.
A estratégia deu certo, pelo menos para Rosberg, que se manteve à frente após as trocas de pneus. Já Hamilton foi superado por Sebastian Vettel e Mark Webber, da Red Bull.
Publicidade
Perez é arrojado e faz lambança

Sergio Perez parece, enfim, estar dando mostras do motivo pelo qual foi contratado pela McLaren. Arrojado, o mexicano protagonizou belas disputas com seu companheiro Jenson Button, com Fernando Alonso, da Ferrari, que teve final de semana apagado, e com Kimi Raikkonen, da Lotus.
Na briga com o finlandês, Perez tomou um “chega para lá” na freada depois do túnel e ainda ouviu reclamação do rival: “Este idiota quer acabar com minha corrida”. Em nova tentativa muito arrojada, o mexicano tentou ultrapassar Raikkonen, mas errou, quebrou seu próprio carro e acabou com o pneu traseiro do adversário.
Publicidade
Prova tem bandeira vermelha

Pastor Maldonado, da Williams, e Max Chilton, da Marussia, se envolveram em acidente na curva do Tabaco na 46ª volta. Na batida, parte do material de proteção foi jogada dentro da pista, provocando a bandeira vermelha e a interrupção da prova.
A paralização, no entanto, não impediu que se fosse possível atingir as 78 voltas programadas antes do limite de duas horas.
Publicidade