Por rafael.arantes
Espanha - Às lágrimas, o zagueiro e lateral-esquerdo francês Eric Abidal concedeu nesta quinta-feira entrevista coletiva em tom de despedida do clube catalão, ao qual chegou em 2007. Durante a entrevista, o defensor teve a companhia do presidente do Barça, Sandro Rosell, do técnico da equipe, Tito Vilanova, e do diretor técnico, Andoni Zubizarreta, aos quais agradeceu pelo trabalho realizado, mas dos quais não escondeu a tristeza pela saída.
"Ficaria feliz se continuasse no Barcelona, mas o clube vê a situação de maneira diferente e tenho que respeitar a escolha da diretoria", afirmou Abidal, visivelmente emocionado.

"Após a doença, tinha dois objetivos: lutar pelas minhas meninas (filhas), para vê-las crescer, e segundo, voltar a jogar. Gostaria que fosse aqui no Barcelona, mas o clube não quis e eu respeito isso", acrescentou.

Abidal se despede do Barcelona após seis anosEfe

Desfalque frequente da equipe catalã nos últimos anos devido à luta contra um câncer, o defensor negociou nos últimos meses a renovação de contrato com o Barça, mas não chegou a um acordo. Em abril, o jogador retornou aos gramados após 14 meses se recuperando de um transplante de fígado. Aos 33 anos, o atleta francês ainda não pensa em pendurar as chuteiras. Ele reconheceu ainda não ter recebido propostas de outros clubes, mas quer continuar em atividade.

Publicidade
"Quero continuar jogando por dois anos mais. Não tenho ofertas. Tenho tempo para pensar. O mais importante será a última partida e ver se consigo jogar por alguns minutos no sábado", disse o jogador, referindo-se ao jogo contra o Málaga, pela última rodada do Campeonato Espanhol.
Apesar do tom de adeus, Abidal tem do Barcelona uma proposta para assumir o cargo de diretor técnico de todas as escolas mundiais do clube quando encerrar a carreira. Como não há ofertas para ele no momento, a função poderá ser assumida já na próxima temporada. Abidal põe fim a uma trajetória de seis anos como jogador do Barça, pelo qual conquistou dois títulos da Liga dos Campeões, dois do Mundial de Clubes, quatro do Campeonato Espanhol e dois da Copa do Rei, entre outros.