Por pedro.logato
Rio Grande do Sul - A versatilidade, ao mesmo tempo em que resolve a vida dos técnicos em situações extremas, pode virar um carma na carreira de um jogador, pois corre o risco, ao quebrar o galho em várias posições, de não brilhar em nenhuma delas. Jean quase caiu nessa armadilha.
Felipão conversa com Jean André Luiz Mello / Agência O Dia

Revelado pelas categorias de base do São Paulo, o volante foi uma das revelações do Campeonato Brasileiro de 2008, titular no meio de campo da equipe paulista, que se sagraria campeã nacional. A facilidade em executar outras funções o transformou em coringa e opção constante na lateral direita. Mas o rendimento não era o mesmo de sua posição de origem, e o caminho para o ostracismo, quase inevitável. Em 2012, mudou de ares e, por empréstimo, acertou com o Fluminense.

Mesmo sendo um dos melhores do país em sua função, Jean sofre uma grande concorrência quando o assunto é seleção brasileira. Com isso, quase sem querer, o status de polivalente falou mais alto, principalmente quando o técnico Luiz Felipe Scolari se viu com poucas opções confiáveis para a reserva de Daniel Alves, intocável com a camisa 2. Na lista de convocados anunciado pelo técnico para a Copa das Confederações, com início no próximo dia 15, Jean apareceu entre os laterais.
Publicidade
Jean tem cinco convocações para a seleção brasileira e entrou em campo quatro vezes. A estreia, com Mano Menezes, ocorreu ano passado, para o Superclássico das Américas, diante da Argentina. Embora tenha sido chamado como jogador de meio de campo, entrou no segundo tempo como... lateral-direito. Este ano, para o duelo com a Bolívia, Felipão nem chamou outro destro para a posição.
Independentemente da posição, Jean tem claro o motivo que o levou a ser escolhido para defender a seleção brasileira com Scolari:
Publicidade
Minha carreira praticamente começou do zero, no ano passado, quando eu vim para o Fluminense. O clube apostou no meu futebol, me valorizou quando eu estava desvalorizado e gosto sempre de falar isso. Agora estou sendo presenteado com essas convocações", analisou em recente entrevista.