Chile vence Paraguai fora de casa e se aproxima da Copa do Mundo de 2014
Vitória por 2 a 1 favorece campanha da equipe chilena
Por rafael.arantes
Paraguai - O Chile venceu o Paraguai por 2 a 1 nesta sexta-feira, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e, além de ter dado um importante passo em direção a sua classificação nas eliminatórias, decretou a ausência dos donos da casa na Copa do Mundo de 2014. Com a vitória fora de casa, o Chile segue na quarta colocação, com 18 pontos, a cinco jogos do final das eliminatórias, enquanto o Paraguai segue na lanterna com oito pontos e já sem chances de participar de sua quinta Copa do Mundo consecutiva.
O atacante do Grêmio Eduardo Vargas, aos 40 minutos, e Arturo Vidal, aos 10 do segundo tempo, decretaram a vitória da Seleção chilena, dirigida pelo treinador argentino Jorge Sampaoli. O atacante paraguaio do Málaga, Roque Santacruz, ainda descontou no final da partida, mas não conseguiu evitar a derrota em casa. A derrota, neste caso, teve um grande tom de desilusão, já que a mesma acabou com a esperança do Paraguai "tomar o último trem" ao Brasil, como declarou o técnico Gerardo Pelusso.
A seleção chilena foi superior durante toda a partida e soube aproveitar bem os espaços da defesa paraguaia. Alexis Sánchez, Arturo Vidal e Eduardo Vargas formaram um trio que funcionou e encheu os olhos dos torcedores, inclusive os da seleção adversária. Um dos principais destaques na partida, Vargas deu muito trabalho à defesa paraguaia e, com um belo chute de fora da área, abriu o marcador aos 40 minutos, um gol que visivelmente abalou os donos da casa.
O Paraguai tentou reagir com a dupla Édgar Benítez e Oscar Cardozo, mas seus ataques eram mornos e não chegavam a levar perigo ao goleiro chileno Claudio Bravo. Na segunda etapa, aproveitando o nervosismo dos anfitriões, o Chile desenvolveu uma partida inteligente e, logo aos dez minutos, o atacante do Juventus Arturo Vidal marcou o segundo, depois de uma excelente jogada do jogador do Barcelona Alexis Sánchez.
Publicidade
Roque Santacruz, aos 42 da etapa final, descontou para o Paraguai ao aproveitar um erro da defesa adversária. Depois, os donos da casa foram para cima, mas já não havia mais tempo para nada, nem mesmo ao empate.