Por rafael.arantes

Rio - Enquanto o ambiente no Engenhão era de trabalho entre os jogadores, a comissão técnica do Botafogo contou com um novo reforço. Ao lado de Oswaldo de Oliveira, o ex-meia alvinegro Ramon figurava entre os membros da equipe do Glorioso. Com o desejo declarado de se tornar treinador, o veterano iniciou na última segunda-feira um estágio junto ao comandante alvinegro, considerado um grande profissional por Ramon, para complementar o currículo e os cursos para técnico.

Ramon está fazendo estágio com OswaldoCarlos Moraes / Agência O Dia

"O Oswaldo sempre me deu a liberdade para que quando eu fosse me preparar para ser um treinador eu chegar e falar com ele. Comecei lá no Botafogo ontem (segunda-feira), e sigo também com outros cursos, tirando o meu registro também. O Oswaldo tem uma linha de trabalho que eu gosto muito, é um cara espetacular. Um grande treinador e um ótimo professor", comentou Ramon.

Com o início prático da nova trajetória no futebol, Ramon também afirmou que a presença em campo não será mais como jogador. Aos 41 anos e após disputar a Série B do Campeonato Carioca pela Cabofriense, o craque não titubeou ao garantir que a carreira como jogador chegou, definitivamente, ao fim.

"Como jogador eu parei. Não acho não, eu já tenho certeza. A partir de agora vou fazer meus estágios, meu curso e focar totalmente nisso. Quero amanhã ou depois estar trabalhando como treinador e agora o objetivo é unicamente fazer isso", acrescentou.

Nos gramados, Ramon começou a carreira no Cruzeiro, passando por Bahia, Vitória e Bayer Leverkusen, da Alemanha, antes de chegar ao Vasco. Na equipe carioca, o meia fez história e integrou a equipe dos sonhos do Cruzmaltino, antes de se transferir para o Atlético-MG, em 2000.

Antes de retornar ao Vasco, em 2002, Ramon também atuou pelo Fluminense, mas numa passagem sem muito sucesso. Após ida para o Tokyo Verdy, do Japão, um retorno para o Fluminense e uma passagem pelo Botafogo, o veterano integrou o time de São Januário pela última vez em 2006, antes de se transferir para o Al-Gharafa, dos Emirados Árabes.

Ao retornar para o Brasil, em 2007, Ramon passou duas temporadas no Atlético-PR, três atuando pelo Vitória e duas pelo Joinville. Em 2012, o jogador defendeu o Joinville, antes de ser negociado com o Caxias, numa pequena passagem. Para encerrar a carreira, Ramon disputou a Série B do Campeonato Carioca pela Cabofriense, neste ano. Pela seleção brasileira, o ex-jogador teve uma curta passagem, com apenas seis jogos e apenas um gol.

Ramon brilhou com a camisa do VascoAlexandre Cassiano / Agência O Dia


Você pode gostar