Por fabio.klotz

Rio - O clássico Fla-Flu ganhou um novo "palco". Agora está nas telas de cinema. O documentário "Fla X Flu – 40 minutos antes do nada", dirigido por Renato Terra, estreia nesta sexta-feira e aposta aposta na emoção e no humor para recontar por meio de depoimentos 11 jogos históricos, desde o primeiro, em 1912 nas Laranjeiras, até a partida do centenário, em 2012, no Engenhão.

Diretor do documentário, Renato Terra convoca a torcida para lotar os cinemas.

Carta aberta ao torcedor carioca

Hoje estreia o filme "Fla x Flu" em seis cinemas do Rio de Janeiro. É pouco. Gostaria de lançar o filme em dez, 15 salas no Rio e ampliar o alcance para outras capitais. Não escrevo aqui para dizer como é complicado fazer e lançar um filme sem patrocínio de grandes empresas ou sobre as barreiras que os documentários enfrentam. Escrevo para lembrar que você, torcedor, é peça fundamental para virar esse jogo.

"Fla x Flu" é um documentário diferente. Trata da rivalidade com muito humor e potencializa a paixão de torcedores fanáticos. Mesmo jogadores como Zico, Assis, Junior e Leandro estão ali, acima de tudo, como torcedores. Fugimos do saudosismo e das estatísticas. É um filme que fala mais de paixão do que de futebol.


No Festival do Rio, o jornalista Roberto Sander escreveu que teve uma "agradável surpresa" e que ouviu "muitas mulheres dizerem, depois da sessão, que não gostavam de futebol, mas que adoraram o filme". O IG escreveu que "A construção do filme foi tão bem amarrada que é capaz de deixar o torcedor vidrado, até mesmo aquele que não torce por nenhum dos dois clubes".

As salas de cinema viraram arquibancadas no Festival. Pessoas aplaudiam, gritavam e cantavam em suas cadeiras. Foi maravilhoso. Não tenho dúvidas de que a reação do público foi decisiva para que vencêssemos o prêmio de Melhor Documentário pelo Júri Popular.

Agora, o filme entra em cartaz nos cinemas. E o PRIMEIRO FIM DE SEMANA é fundamental. Se o público comparecer, poderemos negociar mais salas e poderemos levar o "Fla x Flu" para outras cidades. Por isso, repito: você, torcedor, é fundamental. Vá ao cinema, comente o filme com seus amigos, se não gostar recomende aos inimigos. Mas não deixe de ir ao cinema nesta semana. Ela é muito importante para o filme e para o cinema dedicado ao esporte.

Graças a vocês, o clássico das multidões, o mais charmoso do mundo, está em campo. E até quem não é torcedor de futebol sabe que jogar com o estádio cheio é ainda mais emocionante.

Renato Terra, diretor de “Fla x Flu”.

Circuito do “Fla x Flu” na primeira semana

Norte Shopping
Sala 3 - Sessões às 19h30
Shopping Via Brasil
Sala 1 - Sessões às 17h10 e 19h10
Shopping Leblon
Sala 4 - Sessões às 16h30
Shopping Tijuca
Sala 4 - Sessões às 16h
Recreio Shopping
Sala a confirmar - Sessões às 14h, 18h e 20h
Shopping Downtown
Sala 9 - Sessões às 14h40 e 19h10

Você pode gostar