Rio - Julio Cesar, Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk (foto), Neymar e Fred. Esse seria o time que Felipão mandaria a campo se a Copa fosse hoje e, claro, se Fred reunisse condições físicas. Sem ele, o nome ainda é o de Jô.
Parece um 4-3-3 clássico mas é um esquema móvel, flexível, em que muitos jogadores ocupam diferentes posições.Em Toronto, Felipão não foi irônico ao responder a uma pergunta sobre a posição que Neymar e Hulk ocupariam no time. Ele respondeu que era praticamente a mesma de Jô, de Oscar ou de Maicon porque eles giram muito em campo e confundem o adversário. Como se viu contra o Chile, que ficou sufocado com raríssimas chances de gol.
É um esquema simples, moderno e eficiente. O mais importante é que o astral é excelente, cada gol é muito comemorado e Felipão tem todos os méritos. Não é à toa que o Brasil é um dos favoritos, se não o maior favorito para ganhar a Copa.
BOA DESPEDIDA
A Seleção nem precisou fazer uma partida brilhante para derrotar o Chile. E mereceu até uma vantagem maior. O destaque foi David Luiz que bate um bolão, reúne em doses certas garra e talento e já rivaliza com Thiago Silva por sua excelência. Paulinho continua um assombro por suas múltiplas qualidades, Neymar sempre desequilibra e Robinho, mais objetivo e menos firuleiro, esteve muito bem e parece ter carimbado a sua ida à Copa como reserva do próprio Neymar.
O LEILÃO
Se existe uma coisa melancólica é o leilão que empresários estão promovendo com o garoto Marlone, revelação do Vasco no Brasileiro. É uma pena que ele não vá continuar na Colina porque a incompetência dos dirigentes, aliada à ganância de intermediários, o transformou em uma mercadoria qualquer,já disponível por R$ 5 milhões. Essa confusão o perturba em momento crucial e o leilão, que já passou por Santos e Corinthians, chegou ao Cruzeiro. Quem vai levar?
BOLA DE OURO
Depois de arrasar contra os suecos, com três golaços, Cristiano Ronaldo não tem concorrentes na Bola de Ouro de 2013. Se perder para qualquer outro, será o caso de acabar com a premiação porque não haveria o menor sentido de justiça. Mas isso não vai rolar e Cristiano, após vários vices, vai finalmente emplacar, até porque Messi teve um fim de temporada cheio de lesões. Fica a expectativa sobre quem brilhará mais na Copa de 2014. O futebol agradece.
O REFORÇO
O Botafogo está anunciando um pré-contrato com Jorge Wagner, um veterano de 35 anos que quer voltar ao Brasil para acabar a carreira. Ele sempre foi bom jogador mas não pode ser mais o protagonista. No máximo,um bom coadjuvante pelo talento e experiência. Mas não se pode juntá-lo a Renato e Seedorf porque aí seria o caso de inscrever o time em um torneio de casados e solteiros. Vamos reforçar o elenco mas sem depender do oportunismo de empresários.
CURTINHAS
O futebol mineiro teve um grande ano muito pelos investimentos e pelo bom aproveitamento nas mãos de Cuca e Marcelo. Por isso, serão merecidamente aumentados em seus salários. É sempre bom mantê-los por um grande período — o primeiro passo para obter títulos.
A situação de Paulo Pelaipe no Fla é confusa. Ele parece ser um ótimo profissional, mas criou algumas áreas de atrito no clube por conta do seu temperamento difícil. É um cargo com raros profissionais de alto nível e os clubes sofrem com a falta de bons executivos no setor.
Rogério Ceni, às vezes contestado ou visto como uma figura chapa-branca, é, sem dúvida, um belo profissional e chegou ontem à marca de 1.116 jogos pelo São Paulo, superando marcas até de Pelé. Ele tem, fora de campo, boas chances para continuar no mundo do futebol.