Por pedro.logato

Rio - Depois da final da Copa das Confederações, com aquela vitória sensacional do Brasil sobre a Espanha, o novo Maracanã viverá sua noite mais emocionante pela importância do título, pela bela caminhada do Flamengo e pelos múltiplos interesses em jogo, incluídos os de outros clubes no Brasileiro.

Aliás, Vasco e Botafogo vão torcer pelo Atlético-PR não apenas pela velha rivalidade, mas porque seriam beneficiados nas lutas para não cair e pela vaga na Libertadores. O Flamengo mantém uma postura correta sem aceitar favoritismo e ignorando a vantagem. Mas ninguém pode negar que, no viés de evolução em que o time se encontra, com a motivação total do elenco e o grande apoio da torcida, não se admite sair derrotado do Maracanã.

Claro que não pode haver excesso de confiança e ninguém vai jogar pelo 0 a 0, mas convém alguma cautela porque dois gols do Atlético-PR obrigarão o Fla a vencer. O Rubro-Negro tem tudo para se tornar o grande campeão, mas todos sabem que ninguém ganha de véspera.

Hernane é esperança de gols do FlamengoAndré Mourão / Agência O Dia

OS ELEITOS

Felipão garante que já tem 25 nomes para a Copa e é fácil elaborar uma lista com 90% de acerto. Hoje, lá estariam Júlio César, Jefferson, Cavalieri (Victor), Maicon, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Dante, Rever, Marcelo, Maxwell, Luiz Gustavo, Lucas Leiva, Paulinho, Hernanes, Oscar, Ramires, Hulk, Bernard, Neymar, Robinho, Willian (Tardelli), Fred e Jô. É muito difícil que alguém fure essa relação e é pouco provável que Kaká e Ganso ganhem uma nova chance.

A NOVIDADE

Na lista acima, Diego Tardelli pode surpreender porque Felipão jamais lhe deu espaço. Mas há uma forte pressão para a sua convocação e talvez um destaque no Mundial de clubes seja uma chance para obrigar Felipão a um gesto de reconhecimento. Ele pode brigar pela posição de Robinho, ainda uma incógnita no seu retorno. Pelo futebol que vem jogando, Tardelli é um jogador precioso pela alta categoria, ótima visão de conjunto e belo potencial de conclusão.

HORA DA VERDADE

No programa ‘Linha de passe’ da ‘ESPN Brasil’, o técnico Muricy Ramalho mostrou simpatia e apoio ao Bom Senso F.C. destacando o calendário inchado e o excesso de jogos. Mas ele precisa passar das palavras à ação e entrar na briga dos jogadores com atitudes práticas porque é fundamental uma ação forte e significativa e não apenas dos treinadores, mas também dos dirigentes. Se os clubes comprarem a briga pra valer, fica muito mais fácil.

SÓ COM MUITA FÉ

Uma decisão interessante está em uma das semifinais da Copa Sul-Americana depois da grande zebra que foram os 3 a 1 da Ponte do técnico Jorginho sobre o São Paulo no jogo do Morumbi. Poderá o São Paulo se classificar vencendo com três gols de vantagem em Mogi Mirim? É muito difícil e só mesmo se a Ponte amarelar e o São Paulo potenciar a sua tradição. Na final, provavelmente o adversário será o Lanús, que vai aparecer como favorito.

CURTINHAS

O lindo lance de Ganso que quase resultou em gol no jogo contra o Botafogo foi supervalorizado pela imprensa paulista, embora merecesse todos os elogios. Mas, para voltar à Seleção, Ganso precisa de grandes atuações e não do brilho esporádico em um lance isolado.

A nova camisa da seleção brasileira é bem bonitinha, mas o preço proposto vai limitá-la a meia dúzia de privilegiados. Afinal, R$ 350 é o dobro de uma camisa oficial de clube e o preço pode aumentar com certos complementos, como o próprio número e o nome. O livre mercado regula tudo, mas também não vamos exagerar. Imagina na Copa.

O politicamente correto continua insuportável. Agora até o Elias, do Botafogo, foi fulminado só porque imitou a frase do Cristiano Ronaldo na comemoração do gol. Acharam que ele foi marrento. Deixa o homem vibrar do jeito dele. Desde que não ofenda ninguém, está tudo certo.

Você pode gostar