Por elisa.souza
Rio - A violência dentro dos estádios, infelizmente, não é novidade. Contudo, depois das cenas de selvageria na partida entre Vasco e Atlético - PR, em Joinville no último domingo, o assunto voltou à tona com força total. O fato levanta a discussão sobre que medidas devem ser tomadas para que aquele triste episódio de pancadaria, que nada tem a ver com futebol e amor ao time, não torne a acontecer.
Em enquete feita pelo O Dia Online, 1286 leitores disseram acreditar que a solução para o problema é punir os brigões, banindo sua presença no estádio. Essa não é uma tarefa fácil, devido à dificuldade na identificação de quem participa dos confrontos. Já existe um cadastro obrigatório dos participantes das torcidas organizadas do país, que conta inclusive com fotos de seus integrantes, porém, manter o registro atualizado é um desafio. Além disso, todos os demais torcedores fora aos das torcidas organizadas podem se envolver em brigas durante os jogos, tornando a identificação e punição bastante complicada.
Publicidade
Para 309 participantes, a solução é punir o clube pelas atitudes de seus torcedores. É o que acontecerá com Vasco e Atlético - PR, que serão julgados e podem perder até 20 mandos de campos cada, além do risco de uma multa de até R$ 100 mil, por conta da confusão entre os seus torcedores.
Já uma minoria, representada por 111 leitores, acredita que reforçar o policiamento nos estádios é a medida correta para evitar novos episódios de violência entre as torcidas. Vale lembrar que, no último domingo, a polícia militar não estava dentro do estádio e declarou que a responsabilidade pela segurança da partida era privada, já que a Arena Joinville não é uma área pública.
Publicidade
Independente de qual medida será tomada, ou da combinação delas, é essencial para o futebol brasileiro que momentos como o de domingo não voltem a se repetir. Perto de sediar a Copa do Mundo, a segurança daqueles que vão ao estádio deveria ser a mais básica premissa garantida.

Publicidade