Dono do Birmingham, da Inglaterra, é condenado a seis anos de prisão

Chinês é acusado de lavagem de dinheiro

Por pedro.logato

Inglaterra - Na Inglaterra é muito comum os clubes serem vendidos para bilionários. O Chelsea pertence ao russo Roman Abramovich, o Manchester City foi comprado pelo Sheik Mansour dos Emirados Árabes.

Carson Yeung foi condenadoReuters

Porém, nem sempre as vendas das equipes inglesas acabam rendendo apenas títulos para as equipes locais. Carson Yeung, empresário chinês dono do Birmingham, clube da segunda divisão inglesa, foi condenado a seis anos de prisão por lavagem de dinheiro nesta sexta-feira.

"A sentença deve incluir um elemento para dissuadir e desencorajar os que estão em posição de explorar o sistema. A lei se aplica, sem restrições, a essas pessoas", afirmou o juiz do caso, Douglas Yau, em sua sentenção.

O tribunal de Hong Kong julgou cinco acusações que imputavam a Yeung a lavagem de 67 milhões de euros (R$ 214 milhões), entre 2001 e 2007.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia