Por rafael.arantes

Rio - O Brasileirão vai começar neste fim de semana e conta com boas novidades em mais uma edição. Para a temporada 2014, o campeonato terá novos estádios à disposição. Neste ano, oito novos estádios estarão disponíveis como palco do principal torneio do país. Entre eles, sete foram reformados especialmente para a Copa e, para completar o grupo, o Allianz Parque será inaugurado após a Copa para coroar o centenário do Palmeiras, que está de volta à elite do futebol nacional.

Contar com novos estádios é sempre um diferencial a mais. Quando o assunto é arena de ponta, com o tão cobiçado "padrão Fifa", a história fica ainda melhor. Os estádios disponibilizados para os jogos do Brasileirão são grandes palcos para uma partida de futebol. Todas reformados ou construídos com o foco principal na Copa do Mundo, as arenas contêm estruturas de primeira linha para abrigar os 90 minutos de bola rolando.

Beira-Rio é considerado o estádio mais bonito da Copa e estará presente no BrasileirãoDivulgação

As Arenas Corinthians, da Amazônia, Castelão, das Dunas, Pantanal, da Baixada e o Beira-Rio são os novos palcos que devem receber algumas partidas da Primeira Divisão. O Castelão, por sua vez, deve ser utilizado mais na Série B, assim como em 2013. Logo na primeira rodada o estádio vai receber a partida entre Ceará e Oeste.

O Beira-Rio também vai abrir suas portas para o Brasileirão neste primeiro fim de semana de ação. O Internacional receberá o Vitória na partida de estreia das equipes na Série A, às 18h30 deste sábado. Já a Arena Corinthians inicia os trabalhos no dia 27, sediando a partida entre Corinthians e Flamengo, na segunda rodada da competição.

Enquanto isso, Atlético-PR e Palmeiras ainda esperam pela conclusão das obras de seus estádios para marcar a data oficial da estreia das arenas no Brasileirão. O Allianz Parque não estará ativo na Copa e varia numa possível data de inauguração nos meses de julho e agosto. Já a Arena da Baixada, após viver o possível cancelamento de sua presença no Mundial, deve ser inaugurado oficialmente um mês antes do torneio da Fifa, mas ainda não se sabe em qual ocasião.

Estádio do Palmeiras será inaugurado após a Copa do MundoDivulgação

No ano passado, Maracanã, Mineirão, Mané Garrincha, Fonte Nova e Arena Pernambuco foram os estádios responsáveis por marcar suas estreias em Brasileirão após suas reformas. Neste ano, além de um maior número, o campeonato contará com a presença de um estádio totalmente novo. A Arena Corinthians foi construída do zero numa parceria com a Odebrecht.

EstádioCidadeCapacidade
Arena CorinthiansSão Paulo48.000 (após a Copa)
Allianz ParqueSão Paulo43.000
Arena da BaixadaCuritiba42.000
Beira RioPorto Alegre60.800
Arena das DunasNatal45.000
Arena Pantanal Cuiabá43.600
Arena da AmazôniaManaus44.310
Arena CastelãoFortaleza67.037


Você pode gostar