Iscas e Anzóis: Baiacu dá superkit para sortudo

Colaborador da coluna é premiado

Por pedro.logato

Rio - Desde o início da promoção da coluna aos melhores da pesca de lazer — há exatos seis anos —, o leitor Gilmar José Mineiro colabora enviando fotos de bons exemplares. Pelo conjunto da obra, já mereceria prêmio. Mas a conquista veio com belo baiacu-arara, fisgado em Búzios. Valeu, campeão!

RARO BOCA-GRANDE

Atraídos por tudo que é grande, desde os filmes de ficção de insetos gigantes da década de 50, às baleias, lulas e polvos gigantes pescados hoje, os japoneses curtiram a captura de raríssimo tubarão que vive em águas profundas. Trata-se de espécime só catalogada há 30 anos: o tubarão boca-grande. Apesar do bocão, o animal só se alimenta de plâncton através de filtragem. Peixe passou por autópsia pública em Shizuoka, que atraiu milhares de curiosos.

PESCA DE LUTO

Tido como um mito da pesca sub, Renato Garoupa morreu na terça-feira no Rio. Aos 36 anos, o coração do exímio pescador de garoupas — habilidade que lhe rendeu apelido e fama — não resistiu e ele faleceu em casa. “Era exemplo de cara do bem. Para mim, o rei da Baía de Guanabara”, postou no Facebook o amigo Marcelo Fininho.

CONDIÇÕES DO TEMPO

Os Ventos de quadrante sul deixam tempo sujeito a chuvas nesta sexta e neste sábado no Rio. Mar fica liso. De Lua Cheia, maior variação da maré hoje é alta a 1.1m, às 4h, e baixa, de 0.0m, às 10h. Temperatura da água: 20 graus.

DICAS DE PEIXES

Mestre Canarinho:

(99953-8100), as iscas são sardinha, camarão e lula: Quebra-mar da Barra — corvina, papa-terra, riscadinho e pampinho. Ilhas Cagarras — cavalinha, pescadinha, xerelete e corvina. Gragoatá — guaivira,ubarana, xerelete e corvina. Ilhas Pai e Mãe —xerelete, cavalinha, bonito-serra, corvina e pescadinha.

Carlinhos Piraúna:

Para pesca desembarcada: Pracinha Niemeyer — xerelete; Copacabana (Posto 5) — papa - terra; Leme — xerelete e xixarro (dia), lula (noite); Praia Vermelha — espada e lula (noite); Pista Claudio Coutinho — espada e olho-de-cão (noite), marimbá e xerelete (dia).

Gilberto Ohoishi:

(22-99839-6442)para pesca embarcada: em Arraial do Cabo, na Praia Grande — </CF><CF52>pargo, xerelete, cavalinha, olho-de-cão, gordinho e pitangola; na Boca da Barra — corvina e pescadinha; em Cabo Frio, entre as ilhas Dois Irmãos e Papagaios — pescadinha e goete; entre as ilhas dos Capões e Pargos — pescadinha.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia