Por paulo.gomes

Barcelona (Espanha) - O Barcelona e o Liverpool chegaram nesta sexta-feira a um acordo pela contratação do atacante uruguaio Luis Suárez para as próximas cinco temporadas, negociação que será selada após a realização de exames médicos por parte do jogador no clube espanhol, o que deve acontecer na próxima semana. Em comunicado postado em seu site, o clube inglês não especifica o valor do acordo negociado com o Barcelona, mas especifica que Suárez tem permissão para completar as "formalidades" a fim de concretizar a transferência.

Luis Suárez será o companheiro de Neymar e Lionel Messi no ataque do Barcelona. Uruguaio%2C de 27 anos%2C ficará cinco temporadas no Camp NouDivulgação / Barcelona

Os números da transferência não vazaram, embora os meios de comunicação apontem para um valor entre 70 e 80 milhões de euros. Trata-se da quarta contratação do Barcelona para a próxima temporada. Até o momento, o clube contratou os goleiros Marc André Ter Stegen e Claudio Bravo, assim como o meia croata Ivan Rakitic. A Fifa puniu recentemente o jogador uruguaio por morder o italiano Giorgio Chiellini durante uma partida válida pela primeira fase da Copa do Mundo.

O atacante de 27 anos foi o artilheiro do Campeonato Inglês nesta temporada e compartilha com Cristiano Ronaldo a 'Chuteira de Ouro' desta temporada ao ter marcado 31 gols. As vendas nas últimas semanas de Cesc Fàbregas ao Chelsea (36 milhões de euros) e especialmente a de Alexis Sánchez ao Arsenal (42,5 milhões de euros) foram fundamentais para fechar a operação. O Barcelona precisava fazer caixa com estes dois jogadores e obteve a liquidez necessária para contratar o uruguaio.

O clube espanhol já seguia Luis Suárez desde que há oito temporadas foi contratado pelo clube holandês Groningen. Posteriormente, o jogador assinou com o Ajax e depois se transferiu para o Liverpool. No entanto, a chegada de Luis Suárez ao banco de Luis Enrique e a necessidade imposta desde a direção de Josep Maria Bartomeu de regenerar a equipe propiciaram a operação que, após a contratação na temporada passada de Neymar, será a segunda mais elevada da história do clube catalão.

Luis Suárez é o 15° uruguaio que vestirá a camiseta do Barcelona. Espera-se que o jogador seja apresentado na próxima quarta-feira.

Você pode gostar