Por pedro.logato

Rio - Nomes de peso do esporte nacional como Bernardinho, Fernando Scherer, Gustavo Borges, Hortência, Oscar Schmidt, Robson Caetano e Torben Grael, entre outros, divulgaram nesta segunda uma carta aberta a todos os candidatos à presidência da República. No documento, assinado pela organização ‘Atletas pelo Brasil’, propostas para o desenvolvimento do esporte no país visando alguns avanços sociais, como a melhora na saúde da população com altos índices de sedentarismo e obesidade, e o aumento da prática esportiva nas escolas, fundamental para o desenvolvimento do raciocínio e saúde das crianças.

Bernardinho participou da carta abertaAndré Mourão / Agência O Dia

Na carta, a organização também chamou a atenção para a situação do esporte de alto rendimento e citou a Lei 12.868/2013, que prevê uma série de medidas com foco na regulamentação administrativa do esporte, mas que não tem sido cumprida — a ‘Atletas pelo Brasil’ cobra maior fiscalização por parte do governo. A organização ainda reclama da baixa quantidade de recursos direcionados para o investimento do esporte no país e da errônea alocação da verba.

O texto ainda sugere algumas propostas ao próximo presidente, como a criação de comitê interministerial para articulação de programas e projetos voltados ao esporte — a ideia é que envolva, no mínimo, os Ministérios do Esporte, Planejamento, Educação, Saúde e Cidades, com participação ativa da sociedade civil.

Outro pedido da organização é sobre a fiscalização efetiva do cumprimento da legislação, em especial que garanta a total democratização das entidades esportivas. A renovação da Lei de Incentivo ao Esporte é outro tema da carta, que visa a desburocratização e celeridade na utilização da Lei de Incentivo ao Esporte e coleta periódica, bem como disponibilidade pública de dados sobre atividade física e esporte.

Você pode gostar