Por fabio.klotz

Rio - Uma imagem com cores bem vivas e tropicais, reunindo os cartões-postais da cidade, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, é a marca das Olimpíadas de 2016 no Rio, apresentada nesta terça-feira pelo Comitê Organizador do evento. Os símbolos de cada modalidade esportiva, que compõem a “identidade visual” dos Jogos, também foram divulgados.

LEIA MAIS: 'Serão os Jogos da economia de recursos públicos', garante Paes

Identidade da Olimpíada aposta em paisagens do RioDivulgação


“O Brasil está cheio de referências visuais que correspondem à paleta de cores do Rio 2016. Nossa diversidade, vibração e nosso calor humano estarão representados”, diz a diretora de marca Beth Lula, responsável pela criação. O conjunto de imagens foi batizado de Look of the Games (Visual dos Jogos).

A marca será usada nos locais das competições e em diversos pontos da cidade. A expectativa é que esta identidade visual tome conta das ruas três semanas antes do início dos Jogos.

LEIA MAIS: Basquete, vôlei, tênis e muito mais: acompanhe os esportes olímpicos

Além da marca, também foram elaborados pictogramas para cada esporte, ou seja, as representações gráficas de cada modalidade.

Será a primeira vez que todas as categorias estarão representadas, incluindo as paralímpicas. “São 63 pictogramas. Em outras edições dos Jogos, algumas modalidades olímpicas e paralímpicas usaram o mesmo pictograma”, comenta Beth Lula, acrescentando que o projeto demorou cerca de um ano para ser desenvolvido.

Os designers também criaram marcas para São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador, que serão cidades de apoio para as partidas de futebol. “Acho interessante integrar as outras regiões às Olimpíadas, com suas características”.

Os Jogos do Rio também terão um mascote, a exemplo do Fuleco, da Copa do Mundo de 2014. Na verdade serão dois: um para as Olimpíadas e outro para as Paralimpíadas. Segundo Beth Lula, eles já foram escolhidos e serão apresentados ainda este ano.


No ar, o Rio Media Center

A prefeitura também aproveitou a marca de dois anos para o início dos Jogos para lançar um site com informações sobre a competição. Voltado para jornalistas, o Rio Media Center (RMC) é aberto ao público, já que terá informações sobre a cidade, atletas, as obras e eventos-teste.

De acordo com o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro de Carvalho, que lançou o site, o RMC também terá uma unidade a ser instalada em local ainda a ser escolhido, mas que deverá ser próximo a um dos complexos olímpicos. A unidade servirá de base de apoio para jornalistas que se credenciarem no site.

O período de operações do Rio Media Center já está definido, será da segunda quinzena de junho a 20 de setembro de 2016, quando acabar a ParaOlimpíada. Porém, o site já pode ser consultado no endereço: www.riomediacenter.com.br.

Você pode gostar