Por edsel.britto

China - Com direito a gol decisivo do meia-atacante Elkeson, o Guangzhou Evergrande empatou fora de casa neste domingo com o Shandong Luneng em 1 a 1, e assim conquistou o quarto título consecutivo do Campeonato Chinês, feito inédito na história do futebol do país. A equipe comandada por Marcelo Lippi, que além do ex-botafoguense conta com o volante Renê Júnior, ex-Santos, e com os italianos Alessandro Diamanti e Alberto Gilardino, terminou a competição com 70 pontos, três a frente do Beijing Guoan.

O time de Pequim, aliás, poderia ter saído campeão na última rodada, mas para isso teria que contar com uma derrota do Evergrande e ainda vencer o duelo com o Henan Jiane, que acabou em empate sem gols, sepultando as chances de título. Em Shandong, o time de Cuca, Vágner Love e Aloísio, que terminou na quarta colocação, saiu na frente do placar com gol do meia Liu Binbin, aos 12 minutos do primeiro tempo. Elkeson buscou a igualdade aos 43 da etapa inicial.

Elkeson marcou o gol que deu o tetracampeonato Chinês ao Guangzhou EvergrandeReprodução Twitter

Com o gol anotado no jogo decisivo, o ex-meia-atacante do Botafogo chegou a 28 na temporada, se isolando ainda mais na artilharia da competição, repetindo feito do ano anterior, quando balançou as redes em 24 oportunidades. A marca atual é recorde na história da Super Liga Chinesa, criada em 2004.

Desde 1994, primeiro ano em que houve disputa de campeonato de futebol profissional no país, nunca um time conseguiu vencer quatro vezes seguidas. Com o quarto título, o Guangzhou Evergrande se iguala ao Shandong Luneng, como segundo maior campeão do país, quatro troféus atrás do extinto Dalian Shide

Você pode gostar