Rio - Os cariocas têm uma opção a mais de lazer e esporte no Posto 10 da Praia de Ipanema: o Rio Academia. O projeto leva musculação, tai chi chuan e CrossFit às areias da Zona Sul. O evento vai até o dia 1º de fevereiro e é gratuito.

"No ano passado, houve um aumento de 10% na procura pelo Rio Academia, o que mostra que o carioca está cada vez mais preocupado com a saúde. Procuramos estimular esse estilo de vida saudável para ser uma rotina na vida das pessoas e queremos tornar os exercícios físicos acessíveis a todos. Nosso objetivo é que o verão sirva de estímulo para uma vida constantemente mais saudável", diz Marcus Moraes, criador do Rio Academia, em 1999.

O projeto conta com profissionais para auxiliar nas atividades. O Rio Academia funciona diariamente, das 6h30 às 10h30, depois das 17h às 19h. Nos fins de semanas e feriados, o horário de funcionamento é entre 7h e 11h e das 15h às 19h. Para participar, é preciso ser maior de idade ou ter autorização dos responsáveis. Os alunos preenchem uma ficha com perguntas clínicas, de risco e responsabilidade.