Por edsel.britto
Amazonas - Apesar de se tratar de um amistoso, o primeiro confontro em Flamengo e Vasco mais parecia um jogo valendo título. Com clima quente dentro e fora de campo, o Rubro-Negro venceu o Cruz-Maltino por 1 a 0 nesta quarta-feira, na Arena da Amazônia, pelo torneiro Super Series e conquistou a primeira vitória da temporada 2015. Everton foi o autor do gol do triunfo, aproveitando falha de Sandro Silva na saída de bola.

Mesmo sendo apenas o primeiro jogo de cada time na pré-temproada, a partida foi levada a sério por ambas as equipes que fizeram uma partida com jogadas ríspidas e muito disputado no meio campo. Apesar de muita disposição, os jogadores sentiram o ritmo de jogo e não mantiveram o alto nível até o final.

Everton marcou o primeiro gol do Flamengo na temporada e garantiu a vitória sobre o VascoGilvan de Souza/Flamengo/Divulgação

A vitória coloca o Flamengo na liderança do torneio Super Series com três pontos. No próximo domingo, o Rubro-Negro enfrenta o São Paulo, na Arena da Amazônia, às 17h, precisando da vitória para garantir o título da competição. Já o Vasco volta a campo também contra o clube paulista, na próxima sexta-feira, às 22h, no mesmo estádio.

Publicidade
O JOGO
Apesar do jogo ser na Arena da Amazônia, o duelo entre as torcidas nas arquibancadas relembrava a atmosfera do Maracanã. Porém dentro de campo, os dois times mostraram nos primeiros minutos que ainda estão começando a preparação para a temporada abusando dos erros de passes e de jogadas truncadas no meio campo. Um pouco mais organizado em campo, o Flamengo trocava passes com mais efetividade mas não conseguia finalizar.
Publicidade
Somente aos 22 minutos houve a primeira finalização a gol do jogo. Após falta na entrada da área, Bernardo chutou rasteiro para fácil defesa de Paulo Victor. O Flamengo só conseguiu responder aos 30. Após boa jogada de contra-ataque, Nixon recebeu bom passe dentro da área e finalizou com perigo obrigando Martín Silva a colocar para escanteio.
Publicidade
Publicidade
Após as chances criadas, o jogo esquentou de vez em campo. Em menos de dois minutos, jogadas ríspidas se sucederam e o árbitro distribuiu três cartões amarelos, dois para o Fla e um para o Vasco. Aos 33, o Cruz Maltino aproveitou mais uma bobeira do Rubro-Negro na saída de bola e após belo passe de Bernardo, Marcinho recebeu com espaço dentro da área e finalizou para uma defesa espetacular de Paulo Victor.
Na volta ao Vasco, Bernardo teve atuação discreta na partida e sentiu o ritmo do jogoDivulgação

No minuto seguinte, o Fla respondeu a altura. Em contra-ataque rápido, Marcelo Cirino acelerou a jogada pelo lado esquerdo, invadiu a área e serviu Arthur Maia que se atrapalhou na hora de finalizar e desperdiçou a melhor chance do Rubro-Negro na partida. Apostando sempre nas jogadas de velocidade, o Flamengo chegava com velocidade ao ataque surpreendo a defesa do Vasco. Ainda procurando o melhor encaixe do time, o time da Colina se aproveita dos erros de passe do Rubro-Negro para tentar atacar.

Publicidade
Na reta final do primeiro tempo, a estrela de Paulo Victor começou a brilhar. Após falta cobrada na área por Bernardo, Luan cabeceou com força e o camisa 48 do Fla operou um verdadeiro milagre. Porém, a jogada não valeu pois o bandeira assinalou impedimento do zagueiro vascaíno. Três minutos depois, o Vasco chegou novamente com perigo. Novamente Marcinho recebeu bom passe de Bernardo e finalizou para mais uma defesa do goleiro Rubro-Negro.
Na volta para o segundo tempo, o Flamengo resolveu tomar a iniciativa e começou a partida pressionando a saída de bola do Vasco. Logo no primeiro minuto, Anderson Pico fez boa jogada pela esquerda e finalizou com perigo ao lado do gol de Martín Silva. Com maior presença no campo de ataque, o Rubro-Negro começou a criar chances no jogo. Aos 6, Pará fez grande jogada pela direita e cruzou na medida para Marcelo Cirino que não aproveitou a chance e furou a bola. Na sequência, o camisa 7 finalizou rasteiro para boa defesa de Paulo Victor.
Apesar de ser apenas um amistoso, o Clássico em Manaus foi pegado e muito disputadoGilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

A pressão feita pelo Fla deu resultado aos 9 minutos. Sandro Silva tentou driblar na saída de bola, mas foi desarmado por Everton. O meia invadiu a área e com tranquilidade finalizou deslocando Martín Silva para abrir o placar na Arena da Amazônia. O gol desorganizou o Vasco em campo que começou a oferecer espaço no contra-ataque.

Publicidade
Aos 11, o Flamengo chegou novamente com velocidade pela direita com Nixon. O atacante fez cruzamento com perigo para Marcelo Cirino, mas Montoya se adiantou e evitou uma chance clara de gol. Atordoado em campo, o Vasco não conseguia produzir nada e o Fla dominava completamente o jogo.
Publicidade
Após várias substituições dos dois lados, a partida perdeu em qualidade e o jogo passou a ficar truncado no meio campo sem chances criadas. Mais organizado, o Fla dominava a partida. Aos 27, o jovem atacante Yago fez boa jogada pela direita e cruzou para Montoya finalizar em cima de Paulo Victor que saiu abafando o chute e evitando o gol de empate.
O Vasco começou a se animar na partida graças as boas jogadas de Yago pela direita. Em novo lance do atacante pela direita, ele cruzou para Julio dos Santos finalizar para mais uma boa defesa de Paulo Victor. Sentindo o início da pré-temporada, a qualidade da partida caiu e os jogadores começaram a apresentar sinais de cansaço. Com o placar a favor e melhor em campo, o Flamengo apenas administrou o resultado e garantiu a primeira vitória da temporada 2015.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1x0 VASCO
Publicidade
Estádio: Arena da Amazônia (AM)
Renda e Público:
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação (AM)
Gols: Everton (Flamengo, aos 9' do 1ºT)
Cartão Amarelo: Cáceres, Anderson Pico, Arthur Maia (Flamengo) e Christiano, Montoya (Vasco)
Cartão Vermelho:
FLAMENGO: Paulo Victor, Léo Moura (Pará, intervalo), Wallace, Samir e Anderson Pico; Víctor Cáceres (Márcio Araújo, intervalo), Canteros, Arthur Maia (Lucas Mugni, aos 17' do 2ºT) e Everton (Luiz Antônio, aos 34' do 2ºT); Nixon (Alecsandro, aos 17' do 2ºT) e Marcelo Cirino (Bressan, aos 43' do 2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Publicidade
VASCO: Martin, Jean Patrick (Nei, aos 22' do 2ºT), Luan, Rodrigo e Christiano (Henrique, aos 25' do 2ºT); Guiñazu (Lucas, aos 24' do 1ºT) e Sandro Silva (Júlio dos Santos, aos 17' do 2ºT); Bernardo (Marquinhos do Sul, aos 12' do 2ºT), Marcinho e Montoya; Rafael Silva (Yago, aos 12' do 2ºT). Técnico: Doriva.