International Board irá se reunir para discutir substituição extra no futebol

Medida seria válida para jogos que tivessem prorrogação

Por edsel.britto

Rio - A International Board, entidade que regula as regras do futebol, analisará em seu próximo encontro a possibilidade de permitir uma quarta substituição no caso de partidas que cheguem à prorrogação. Essa será uma das principais questões discutidas na reunião anual realizada pelo órgão, marcada para o dia 28 de fevereiro, em Craigavad, em Belfast, capital da Irlanda do Norte.

A proposta da quarta substituição foi feita pela Fifa à International Board, alterando assim a regra nº 3 do futebol, que determina que as equipes façam apenas três alterações durante uma partida, independentemente do jogo ir ou não à prorrogação. Além disso, a entidade também decidirá na reunião se permitirá uma maior flexibilidade de substituições nas categorias de base e no futebol amador.

A proposta é que as mudanças sejam ilimitadas. Testes com as novas medidas já foram realizadas nas divisões inferiores pelas federações da Inglaterra e da Escócia, informou a International Board em comunicado. O órgão analisará também a chamada "tripla punição", situação em que o jogador faz um pênalti, leva o cartão vermelho e ainda é obrigado a cumprir uma suspensão automática.

O uso de sistemas eletrônicos para medir o desempenho dos atletas em campo também será avaliado pelo grupo. Outros assuntos polêmicos que serão abordados no encontro são os toques de mão durante as partidas, as paralisações no tempo de jogo e o uso de replays em vídeo para auxiliar na decisão dos árbitros.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia