Por victor.abreu

Rio - Dunga convocou na manhã desta terça-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, os 23 jogadores que irão defender o Brasil na próxima edição da Copa América, em junho, no Chile. O treinador optou por chamar quatro atacantes leves: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Roberto Firmino (Hoffenheim) e Robinho (Santos). Sobre o jogador santista, o comandante demonstrou confiança na boa fase vivida no Peixe e na experiência que ele pode passar aos demais atletas mais jovens.

LEIA MAIS: Dunga convoca a seleção brasileira para a Copa América

"Robinho é um jogador mais experiente. Sabe do papel que tem dentro da Seleção no momento. Vive um grande momento no Santos, assim como em outras épocas. Naquela época (Copa América 2007) ele era referência, chamou a responsabilidade na Copa América. Agora ele vem num papel um pouco diferente. Vem pela capacidade técnica, pelo que tem desempenhado no Santos. E com uma responsabilidade maior de passar aos atletas mais jovens sua experiência", disse o treinador, em entrevista coletiva.

Dunga divulgou os 23 nomes convocados para a Copa AméricaCarlos Moraes

A estreia do Brasil na competição será no dia 14 de junho, contra o Peru, em Temuco, às 18h30. Colômbia e Venezuela completam o Grupo C da Copa América, que será no Chile. Favoritos para passar da primeira fase, o treinador também avaliou o seu principal adversário no grupo: os colombianos.

BLOG NA BOLA: Diego Tardelli vive seca de gols na China

"Colômbia sempre teve jogadores de talento. Agora tem um treinador argentino, e deu uma responsabilidade tática. É um time competitivo. Aliado a isso, assim como Chile, Uruguai, Paraguai... muitos jogadores na Europa, coisa que no passado era mais Brasil e Argentina. E indo para a Europa eles incorporam uma responsabilidade tática (ao estilo de jogo)", comentou o treinador brasileiro.

O único representante do futebol carioca na seleção brasileira será Jefferson, goleiro do Botafogo. O camisa 1 está retornando de uma lesão no joelho direito e Dunga revelou que a comissão técnica e o departamento médico da Seleção monitorou o jogador alvinegro para saber das condições de jogo dele.

"Conversamos com Jefferson desde o início da lesão dele, escutamos o que o Botafogo nos passou e colocamos nosso ponto de vista. Nosso médico conversou com médico do Botafogo, colocou as condições que ele estava e sugerimos que ele fizesse a cirurgia. Quando um jogador vem de lesão, sempre se corre um risco e nunca se está 100%. Analisamos isso também. Esperamos que volte rápido, e temos três goleiro confiamos neles. Temos opções", revelou.

No dia 7 de junho, a seleção brasileira fará um amistoso contra o México, na Allianz Parque, em São Paulo. Três dias depois, o adversário será Honduras, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Em ambos os testes, o treinador utilizará os convocados para a Copa América.

Confira a lista de convocados para Copa América:

Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio)

Laterais: Fabinho (Monaco), Marcelo (Real Madrid), Filipe luis (Chelsea) e Danilo (Porto)

Zagueiro: David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Miranda (Atlético de Madrid)

Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto)

Meias: Everton Ribeiro (Al-Ahli), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Liverpool)

Atacantes: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenheim)

Você pode gostar