Por jessica.rocha

Espanha - O técnico do Barcelona, Luis Enrique, renovou seu contrato até junho de 2017, anunciou nesta terça-feira o presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu. O treinador, cujo vínculo anterior se encerrava em junho de 2016, tinha se mostrado reticente para falar sobre seu futuro após a conquista da tríplice coroa - Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões - pelo Barcelona.

Luis Enrique viveu altos e baixos com a diretoria. Um dos principais atritos foi inconformidade do treinador com a demissão de Andoni Zubizarreta do posto de diretor técnico do clube no início de janeiro, no mesmo dia em que a equipe perdeu para a Real Sociedad por 1 a 0, fora de casa, e o presidente anunciou a convocação de eleições no fim da temporada.

Além da ampliação do contrato de Luis Enrique e seus auxiliares, Bartomeu acertou antes de deixar o comando do clube a renovação de Jordi Alba, Daniel Alves e Pedro. O Barça também confirmou a compra do lateral-direito do Sevilla Aleix Vidal. A decisão de renovar com Luis Enrique foi a última adotada pelo presidente antes de anunciar a renúncia ao cargo para concorrer as eleições convocadas para o próximo mês.

Luis Enrique renova com o Barcelona até 2017Reprodução Internet

O treinador espanhol iniciará a pré-temporada do Barcelona em julho, com um tour pelos Estados Unidos onde serão mostrados os títulos conquistados nessa temporada. A equipe ainda pode conquistar outros três troféus: o Mundial de Clubes, no fim do ano, e as supercopas da Espanha e da Europa.

Ex-jogador e ex-técnico da equipe B do Barcelona, Luis Enrique deixou o clube para empreender um projeto na Roma e depois passou pelo Celta antes do retorno, promovido por Zubizarreta. Após a saída, Luis Enrique reiterou várias vezes que se sentia desprotegido no clube, algo que gerou dúvidas sobre sua continuidade no comando do Barcelona.

O principal exemplo do descontentamento de Luis Enrique com o Barcelona foi evitar dizer, acabada a temporada e confirmada a tríplice coroa, se cumpriria o ano que restava de seu contrato. Nas últimas entrevistas coletivas, inclusive na festa realizada no Camp Nou após a conquista do Barcelona na 'Champions', o Luis Enrique foi incapaz de enviar uma mensagem aos torcedores de que continuaria na equipe.

Você pode gostar