Por pedro.logato


Suíça - As investigações do FBI chegaram até o alto escalão da Fifa. Segundo informações da rede inglesa de televisão, BBC, a polícia suíça voltou nesta quarta-feira a sede da entidade para apreender materiais de Joseph Blatter, presidente, e Jérôme Valcke, secretário-geral. Os documentos seria a respeito das Copas de 2018 e 2022.

Valcke tem documentos investigados pelo FBIReuters

"Posso confirmar que a Fifa entregou dados. Como mencionado anteriormente, foram abertos procedimentos criminais contra pessoas mantidas em sigilo", afirmou o porta-voz da Procuradoria-Geral, segundo a agência Reuters.

A busca foi feita devido a dados eletrônicos, prioritariamente - e a Fifa teria colaborado, entregando materiais mantidos em computadores. O argumento apresentado é de que os documentos são necessários para a investigação.

"Conforme informado pelo escritório da Procuradoria-Geral da Suíça, a Fifa entregou os dados pedidos, conforme combinado", disse a entidade em um comunicado.

Valcke não está na Suíça, o francês está na Rússia, cuidando dos preparativos do próximo mundial. Novamente, ele garantiu não ter envolvimento no esquema de corrupção da Fifa, que resultou na prisão de sete dirigentes do alto escalão da entidade há duas semanas, entre eles, o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Blatter, que anunciou que deixará o cargo após a realização de nova votação, a ser realizada, provavelmente, em dezembro, segue na sede na entidade em Zurique.


Você pode gostar