Por edsel.britto

Toronto - A seleção brasileira masculina de hóquei sobre grama bateu os EUA por 4 a 2 (1 a 1 no tempo normal e 3 a 1 nos shootouts, uma espécie de pênaltis) e obteve classificação para os Jogos Olímpicos pela primeira vez. Apesar de ser anfitrião da Olimpíada de 2016 e de ter vaga em praticamente todos os esportes, o Brasil não tinha assegurada vaga nessa modalidade. A Federação Internacional de Hóquei exigiu que a seleção brasileira tivesse um ranking mínimo, para não ser um saco de pancadas na competição.

O Brasil tinha que ficar entre os seis primeiros colocados no Pan para garantir vaga olímpica. A vitória sobre os EUA classificou os brasileiros para a semifinal, na qual enfrentarão o vencedor de Canadá x Trinidad e Tobago. A semifinal será na próxima quinta-feira, a partir das 20h30.

O Brasil nunca havia vencido uma partida em Pans. Na edição do Rio, em 2007, a seleção brasileira ficou em último lugar, com cinco derrotas e 57 gols tomados. A primeira vitória na história da competição foi na primeira fase (1 a 0 sobre o México).

Nesta terça, Matheus Borges abriu o placar. A seleção se fechou na defesa por dois quartos inteiros, e ia assegurando a vitória quando, a três minutos do fim, Tyler Sundeen empatou a partida e a levou para os shootouts.

Os shootouts são uma espécie de penalidade em que os jogadores avançam na direção do goleiro e tentam driblá-lo para fazer o gol. Na tentativa de alcançar a vaga, a Confederação "importou" e naturalizou quatro holandeses e um inglês. A entidade concentrou esforços na seleção masculina e abandonou a feminina que, sem conseguir vaga para Toronto, perdeu a chance de subir no ranking e de se classificar para a Olimpíada.

Você pode gostar