Por edsel.britto
Meio-médio-ligeiro Chocolate é a maior aposta da equipe de boxe brasileira em TorontoiG

Toronto - O baiano Joedison de Jesus Teixeira, o Chocolate, garantiu a primeira medalha para o Brasil no boxe dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, na categoria meio-médio-ligeiro (até 64kg). Numa luta renhida, superou o mexicano Raul Curiel, em decisão unânime dos jurados (3 a 0).

Chocolate está na semifinal, contra o cubano Yasnier Toledo. O combate está programado para as 21:05 desta quarta-feira. Se vencer, o brasileiro assegura pelo menos a prata. Se perder, pendura o bronze no pescoço, pois não há decisão de terceiro lugar na modalidade. O combate não deverá ser nada fácil - Toledo foi bronze olímpico em Londres e é o atual campeão do Pan.

Considerado o boxeador mais promissor da equipe que está no Pan, Chocolate demorou para chegar à seleção - depois de ficar à sombra de Robson Conceição, vice-campeão mundial em 2013 entre os leves (até 60kg), subiu para a categoria dos meio-médio-ligeiros (até 64kg), para então amargar a reserva de Everton Lopes, campeão mundial em 2011.

Um cubano separa Chocolate da final. Curiosamente, o boxe da ilha está na origem do apelido do brasileiro. Messias Gomes, que foi técnico de Joedison no Centro Olímpico do Ibirapuera, em São Paulo, percebeu semelhança física entre seu pupilo e Eligio Sardiñas Montalvo, conhecido como Kid Chocolate, o maior nome da história do boxe profissional daquele país (antes da Revolução).

Você pode gostar