Por victor.abreu

Havaí - Pela foto, do mar tranquilo da praia de Banzai Pipeline, no Havaí, já deu para notar que este sábado não era realmente o melhor dia para os melhores surfistas do mundo disputarem o título da temporada 2016 da WSL (World Surf League). Estava muito mais para um mergulho tranquilo do que para manobras radicais.

Mar de Pipeline neste sábadoDivulgação / WSL

Desta forma, os três brasileiros envolvidos na disputa -- Filipe Toledo, Adriano "Mineirinho" de Souza e Gabriel Medina -- vão ter de esperar mais um pouquinho. Para Filipe e Adriano, talvez tenha sido até uma boa notícia, depois de os dois terem sofrido um pouco e avançado à terceira fase da última etapa do calendário via repescagem.

"Não vamos ter competição neste sábado, o mar tem algumas ondas, mas está pequeno e as séries estão demorando. Faremos uma nova chamada no domingo, mas esperamos mesmo um swell para terça e quarta-feira", disse Kieren Perrow, comissário da WSL.
Publicidade
O "swell" é composto por ondas que se formaram em tempestades bem distantes da praia, viajando por muitos quilômetros no Oceano Pacífico, chegando na medida para os surfistas. "É uma rodada muito importante, com vários duelos fantásticos se aproximando, valendo o título mundial, então queremos que todos eles tenham grandes ondas para surfar", afirmou Perrow.
Matemática
Publicidade
Se o australiano Mick Fanning, líder do ranking, terminar em 25º ou 13º, ou seja, for eliminado nas primeiras fases, Julian Wilson precisará de um primeiro lugar, Gabriel Medina precisará da terceira posição ou acima, Mineirinho, de um nono lugar ou acima e Filipinho, de um 13º ou acima, para ficar com o título.
Se Fanning acabar em nono, Wilson não terá mais chance. Medina vai precisar vencer em Pipeline, Adriano, de um quinto lugar e Filipe, de um nono lugar. Se Mick Fanning terminar em quinto, Medina precisará ser primeiro, Mineirinho, de um terceiro e Filipe, de um quinto lugar. Caso Fanning termine em terceiro, Medina não poderá ser campeão, Adriano vai precisar de um segundo lugar e Filipinho, de um terceiro.
Publicidade
Se Mick acabar em segundo, Mineirinho e Filipinho precisarão vencer. Mas se o australiano triunfar no Havaí, será tetracampeão mundial de surfe independente do resultado dos seus adversários.
Confira o ranking::
Publicidade
1- Mick Fanning (AUS): 49.900;
2- Filipe Toledo (BRA): 49.700;
3- Adriano de Souza (BRA): 49.450;
4- Gabriel Medina (BRA): 45.350;
5- Owen Wright (AUS): 43.600;
6- Ítalo Ferreira (BRA): 41.600;
7- Julian Wilson (AUS): 41.450.
Você pode gostar