Por fabio.klotz
Inglaterra - Com gol brasileiro, o Arsenal passou nesta segunda-feira pelo Bournemouth por 2 a 0, reabilitou-se de goleada sofrida dois dias atrás e assumiu a liderança do Campeonato Inglês, ao ultrapassar o Leicester, que joga nesta terça-feira com o Manchester City.
Gabriel Paulista fez o primeiro gol do ArsenalEfe

O zagueiro Gabriel Paulista, ex-Vitória, abriu o caminho para o êxito, marcando aos 27 minutos do primeiro tempo. O camisa 5 usou a cabeça para testar a bola, após escanteio cobrado pelo alemão Mesut Özil. O campeão mundial, aliás, fechou o placar para o time de Arsène Wenger, balançando a rede aos 17 da etapa complementar.

Com o resultado obtido no Emirates Stadium, o Arsenal chegou aos 39 pontos, um a mais do que o Leicester. Na rodada passada, o time londrino já poderia ter pulado para ponta, depois de o time azul ter sido derrotado pelo Liverpool. A goleada do Southampton por 4 a 0, no entanto, deixou a parte de cima da tabela inalterada. Os comandados pelo italiano Claudio Ranieri tentarão retomar a liderança do Inglês nesta terça-feira, quando receberão o Manchester City, provisoriamente quarto colocado com 35 pontos. O time de Fernando Reges e Fernandinho pode pular para o segundo posto, em caso de vitória.

Outro duelo importante desta segunda-feira foi o empate entre Manchester United e Chelsea em 0 a 0, no Old Trafford, que manteve as duas tradicionais equipes, ambas comandadas por holandeses, em situação delicada no campeonato. Os Diabos Vermelhos, de Louis Van Gaal, continuaram na sexta colocação, chegando a seis jogos sem vencer no Inglês. O time terminará a rodada cinco pontos atrás do grupo de quatro primeiros da competição, que garantiriam vaga na Liga dos Campeões da Europa. Os 'Blues', de Guus Hiddink, até subiu um posto, mas é 14º lugar do campeonato, com apenas 20 pontos, três acima da zona de rebaixamento. A equipe londrina teve Willian e Oscar como titulares, além de Ramires entrando na segunda etapa.
Publicidade
O Tottenham, por sua vez, confirmou a boa fase, venceu nesta segunda-feira o perigoso Watford, por 2 a 1, e com isso pulou para a terceira colocação, com os mesmos 35 pontos do Manchester City, que tem um jogo a menos. O argentino Erik Lamela abriu o placar para os 'Spurs', aos 17 do primeiro tempo, mas, 24 minutos depois, o atacante nigeriano Odion Ighalo igualou tudo. O sul-coreano Son Heung-Min salvou a equipe londrina de tropeço, marcando aos 44 da etapa complementar. O time do goleiro Gomes, que ficou 90 minutos em campo, vinha de vitória sobre o Liverpool, em seus domínios, e empate com o Chelsea, fora de casa. Com o resultado negativo, o Watford caiu para a oitava colocação, com 29 pontos.
Quinto colocado, o Crystal Palace não saiu do empate sem gols com o Swansea, em Londres, e assim chegou aos 31 pontos, perdendo a chance de se manter na zona de classificação para a Liga dos Campeões. O West Ham pulou para o sétimo posto ao superar, no sufoco, o Southampton por 2 a 1. Depois de sair atrás no placar, o time da casa conseguiu reagir com gols do meia Michail Antonio e do atacante Andy Carroll.
Publicidade
Em duelo de times que estavam no meio da tabela, o Stoke City venceu fora de casa o Everton, em eletrizante 4 a 3. O meia suíço Xherdan Shaqiri, o atacante alemão Joselu e o meia-atacante Marko Arnautovic marcaram os gols do visitantes, o último, aos 46 minutos do segundo tempo.
Na metade inferior da tabela, o West Bromwich passou pelo Newcastle por 1 a 0, em casa, afastando-se da zona de rebaixamento e mantendo o adversário nela. Já o Norwich bateu em seus domínios o lanterna Aston Villa por 2 a 0.