Por fabio.klotz

Rio - Ameaças, brigas e xingamentos entre surfistas e pescadores esportivos estão transformando o Caminho do Pescador, tradicional point de pesca no Leme e cartão-postal da cidade, em um campo de guerra. A coluna, que é do bem, torce para que haja bom senso e que a questão seja resolvida na paz. Afinal, como na areia, onde cada esporte tem a sua área demarcada - o futebol, volêi, futevôlei etc - na água os espaços entre pescadores e surfistas também devem ser respeitados.

Surfistas se arriscam próximos aos pescadores na Pedra do LemeCarlinhos Piraúna

Que tal o poder público intervir e restringir a prática do surfe à distância de até 100 metros da pedra no Leme, antes que alguém se machuque?

“Há o perigo de o surfista ser atingido por chumbada ou ser fisgado por um anzol. Enfim, a preocupação é com a própria segurança deles”, adverte Carlinhos Piraúna, consultor da coluna.

Prêmios

A entrega de prêmios aos melhores da coluna foi adiada mais uma vez. Mas não virou história de pescador, não. O Filhão Rafael Cabada, do Shopping Avenida, explica que está caprichando nos brindes, com novos patrocinadores. Não percam. É sexta que vem. Veja mais concorrentes.

Mais concorrentes ao prêmioDivulgação

Condições do tempo

Predomínio de ventos do quadrante sul mantém tempo instável e mar agitado no fim de semana no Rio. De Lua Cheia, as marés altas nesta sexta-feira são a 1.2m,1h30, e 1.2m, 14h; e baixas a 0.2m, 8h20, e 0.3m, 20h40.

Dicas de peixes

De Mestre Canarinho: (9953-8100), Quebra-mar da Barra: corvina, papa-terra, marimbá e xerelete; Cagarras : parguinho, papa-terra, corvina e marimbá; Gragoatá/Boa Viagem : corvina, papa-terra e espada; Pai e Mãe: corvina, papa-terra, goete e parguinho.

De Carlinhos Piraúna: Arpoador — marimbá e faqueco (dia); Praia de Copacabana (Posto 4) — baiacu, corvina e faqueco (tarde/noite); Leme — anchoveta, faqueco e corvinota (dia); Praia Vernelha e murinho da Urca — carapicu, e corvinota (dia); parte de trás do do Porcão, Flamengo — corvinota; Praia do Flamengo — corvina (manhã cedo).

De Gilberto Ohoishi: (22-99839-6442): em Arraial do Cabo, na Praia Grande — peroá, pargo, xerelete e corvina; Ponta do Focinho — maria-mole, castanha, goete e tira-e-vira; largo da Praia da Ilha do Farol — pargo, olho-de-cão, peroá e xerelete; largo da Pedra Vermelha — peroá e xerelete.

Você pode gostar