Por pedro.logato

Amazonas - Fora da zona de classificação direta para a Copa do Mundo de 2018, a seleção brasileira receberá a Colômbia nesta terça-feira na Arena da Amazônia, em Manaus, e quer ao mesmo tempo dar sequência à boa estreia de Tite como técnico e recuperar posições nas Eliminatórias Sul-Americanas.

Com 12 pontos, o Brasil ocupa atualmente o quinto lugar da tabela e, caso a fase classificatória terminasse hoje, teria que disputar a repescagem para ir à Copa do Mundo de 2018 - apenas os quatro primeiros colocados vão carimbar diretamente o passaporte para a Rússia.

Já os colombianos possuem um ponto a mais e ocupam a terceira posição. Dependendo dos resultados da oitava rodada, uma das seleções pode até terminar a semana na liderança.

Neymar é a principal esperança da seleção brasileiraPedro Martins / MoWA Press

Em clima de festa após a vitória por 3 a 0 sobre o Equador na semana passada, com dois gols de Gabriel Jesus e outro de Neymar, o elenco da seleção foi recebido com euforia no aeroporto da capital amazonense na madrugada de sexta-feira e treinou no dia seguinte com direito a invasões de campo por alguns torcedores. Com o recente triunfo, o Brasil encerrou uma sequência de dois empates em 2 a 2 pelas Eliminatórias, com Uruguai e Paraguai.

A última vitória havia sido em novembro de 2015, com 3 a 0 sobre o Peru, na Bahia. O técnico Tite, que em Quito surpreendeu a imprensa ao confirmar a equipe titular um dia antes do jogo, voltou a não fazer mistério e permitiu o acesso dos jornalistas ao treino de domingo, que durou quase duas horas e no qual chegou a realizar um coletivo com a provável equipe que irá a campo.

Tite busca nova vitória no comando do BrasilPedro Martins / MoWA Press

A formação titular foi a mesma que começou o duelo com o Equador, com a presença do meia Willian, único a ser substituído na quinta-feira, ao dar lugar a Philippe Coutinho no segundo tempo. A Colômbia também vem de vitória, por 2 a 0 sobre a Venezuela no mesmo dia, com gols de James Rodríguez e Macnelly Torres, mas, ao contrário do Brasil, o técnico José Pekerman não deu pistas sobre a provável escalação. Especula-se que haverá quatro mudanças para a próxima partida. O lateral-direito Santiago Arias, que estava suspenso, deve voltar ao time na posição de Stefan Medina, enquanto o meia Daniel Torres nem viajou ao Brasil por ter recebido o terceiro cartão amarelo e possivelmente será substituído por Sebastián Pérez. O meia Macnelly Torres também deve sair da equipe para dar lugar a Guillermo Celis. Além disso, Juan Cuadrado, que fez um bom segundo tempo contra a Venezuela, deve ganhar a vaga de Luis Muriel no setor ofensivo.

O clima de tensão marcou as últimas partidas entre brasileiros e colombianos. A mais recente ocorreu nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na vitória do Brasil por 2 a 0, em que Neymar se irritou após Andrés Roa não respeitar o fair play e atingiu o adversário por trás. Após o jogo, o técnico Carlos Restrepo disse que o lance era motivo de expulsão. Nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, o Brasil também saiu vitorioso, por 2 a 1, mas Neymar fraturou a terceira vértebra lombar ao ser atingido nas costas por Camilo Zúniga e perdeu o restante da competição. Além disso, a Colômbia protestou por conta de um gol anulado do zagueiro Mario Yepes quando a partida estava 1 a 0 para o Brasil. Na Copa América do Chile, no ano passado, a Colômbia venceu por 1 a 0, e o Brasil voltou a perder Neymar em um torneio. Depois do apito final, o atacante agrediu o zagueiro Jeison Murillo e foi suspenso por quatro jogos.

Você pode gostar