Por luis.araujo
São Paulo - Autor do pênalti que resultou no primeiro gol do Vitória no triunfo do Santos por 3 a 2 na Vila Belmiro, quinta-feira à noite, Yuri não estava em campo. Sequer foi relacionado, aliás. Para fins legais, quem jogou foi o irmão gêmeo dele, Yan, que é quem aparece na súmula da partida.
O árbitro da partida, Wilton Pereira Sampaio, que faz parte do quadro da Fifa, assina a súmula do jogo. O erro não consta apenas na escalação do Santos, mas também no setor "cartões amarelos". Uma advertência foi dada a Yan Oliveira Lima, por "cometer uma falta tática para impedir um ataque promissor".
Publicidade
Yan é irmão gêmeo idêntico de Yuri. O volante, que diante do Vitória atuou como zagueiro, se destacou na campanha do vice-campeonato paulista pelo Audax e foi contratado pelo Santos depois do Estadual. Yan só chegou à Vila Belmiro na semana passada, quando passou a treinar com o elenco principal.
Ou seja, levando como base esse documento, o Santos acabou colocando para jogar um atleta que não estava relacionado. Em tese, a situação configura uma escalação irregular, algo que poderia gerar perda de seis pontos para o Peixe na competição (três previstos no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e mais três conquistados em campo).
Publicidade
Procurada, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) afirmou que houve um erro por parte de árbitro da partida e informou que a lista de jogadores passada pelo Santos tinha, corretamente, o nome de Yuri. No momento da inserção dos dados no sistema da súmula eletrônica, depois do jogo, o árbitro selecionou a letra Y, apareceu o nome de Yan e ele validou. A Comissão de Arbitragem da CBF já detectou, entrou em contato com o árbitro e a questão será corrigida no sistema.