Por sarah.borborema

Rio - São 22 anos sem um Fla-Flu decidindo o Campeonato Carioca, mas a espera acabou. Com a promessa de artilharia pesada, Flamengo e Fluminense fazem o primeiro duelo da final neste domingo, às 16h, no Maracanã, contando com dois candidatos a goleador que também podem ser decisivos.

Guerrero ainda não conquistou títulos com o Flamengo Daniel Castelo Branco / Agência O Dia ATAQUE

De um lado, Guerrero, o mais experiente, e que aos 33 anos busca o primeiro título pelo Flamengo. Com nove gols no Carioca, o peruano é o goleador máximo ao lado de Adriano, do Nova Iguaçu. Do outro, o jovem Richarlison, 19 anos, que marcou oito vezes na competição e busca seu espaço no futebol.

Richarlison busca se firmar e tem oito gols na competiçãoNelson Perez/ Fluminense F.C. / Divulgação

Em comum, os dois vivem o melhor momento pelos clubes. O centroavante rubro-negro chegou com status de goleador decisivo há dois anos, mas sofreu para se encontrar. Sob críticas da torcida, teve altos e baixos nas duas primeiras temporadas (marcou quatro gols em 2015, e 18 em 2016), mas se recuperou. Um dos destaques da equipe, Guerrero vem sendo o goleador que dele se espera.

"Acho que no Flamengo ele atingiu uma maturidade. Está mais ambientado e adaptado, sentindo-se melhor, adaptado ao Rio, mais carioca. O clube está passando por um bom momento, ele tem companheiros que trabalham em função dele, criando ambiente ótimo para desenvolver o futebol dele", avaliou o técnico Zé Ricardo.

Já o atacante tricolor ainda é uma promessa do futebol. Contratado ao América-MG por R$ 10 milhões no ano passado, Richarlison sentiu a adaptação em um clube grande e teve desempenho irregular. Fez apenas quatro gols, amargou o banco e causou dúvidas. Tanto que poderia ter sido negociado em janeiro, mas o técnico Abel Braga pediu para segurá-lo. O que se mostrou um acerto até agora.

"Guerrero é um jogador mais maduro. Tecnicamente, do nível dele, são poucos. E nós temos um jogador totalmente irreverente, que é o Richarlison. A gente precisa disso e eu adoro, por isso não tiro dele. Ele tenta, erra, tenta de novo. Não desiste nunca. De repente vai lá e guarda. Ele faz muito bem o que se pede. Ainda tem facilidade pra fazer gol. Tem um potencial enorme", elogiou Abel Braga.

Você pode gostar