Mais Lidas

Na estreia de Renan, Brasil perde da Polônia no tie-break pela Liga Mundial

Esse foi o primeiro compromisso oficial da seleção brasileira depois da 'era Bernardinho'

Por pedro.logato

Itália - Começou com derrota a trajetória de Renan Dal Zotto como técnico da seleção brasileira masculina de vôlei. Nesta sexta-feira, em jogo disputado em Pesaro, na Itália, a equipe nacional perdeu para a Polônia por 3 sets a 2, com parciais de 25/20, 20/25, 19/25, 25/22 e 15/8, em jogo válido pela Liga Mundial.

Esse foi o primeiro compromisso oficial da seleção brasileira depois da "era Bernardinho", que ocupou o posto por 16 anos e fez da equipe uma das mais vencedoras de toda a história do vôlei mundial.

Brasil foi derrotado pela Polônia Divulgação / FIVB

E Renan estreou com uma difícil missão: conquistar um torneio onde, embora seja o mais vitorioso da história, com nove troféus, o time brasileiro não o conquista desde 2010 - foram quatro vice-campeonatos nas últimas seis temporadas.

O adversário desta sexta-feira tampouco era dos mais fáceis. A Polônia, afinal, voltou a ser uma das potências do vôlei masculino nos últimos anos e venceu, inclusive, o Mundial de 2014, com uma vitória sobre a seleção brasileira na decisão.

Para fazer frente a tantos desafios, Renan apostou em uma equipe experiente, convocando a base do time que foi campeão no Rio-2016 para a Liga Mundial. Dos titulares nesta sexta, por exemplo, apenas o líbero Tiago Brendle não disputou a competição Mas, apesar de um jogo parelho e de ter ficado próximo da vitória, o Brasil sucumbiu frente à Polônia.

Depois de um primeiro set em ritmo lento, a seleção brasileira despertou, venceu os dois seguintes e chegou a abrir boa vantagem no quarto. Mas, na base da experiência, os poloneses reagiram, viraram a parcial e venceram o tie-break com extrema tranquilidade.

A partida desta sexta, aliás, traz um importante retrato sobre o que precisa ser melhorado. Se foi mais efetiva no ataque (61 pontos a 55) e nos bloqueios (14 a 13), a seleção brasileira oscilou demais e perdeu o duelo nos próprios erros (30 a 18).

Apesar da derrota, a seleção brasileira somou o seu primeiro ponto, uma vez que levou o duelo ao tie-break. A equipe volta a jogar em Pesaro neste sábado, contra o Irã, e no domingo, diante da Itália. Como será anfitrião da fase final, em Curitiba, na Arena da Baixada, o Brasil já está classificado para a etapa decisiva da Liga Mundial.


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia