Por bferreira
Madri - No jogo mais esperado da 17ª rodada da Liga espanhola, o Barcelona venceu o clássico contra o Real Madrid por 3 a 0, neste sábado, e abriu 14 pontos de vantagem para o rival merengue na liderança da competição.
Messi marcou de pênalti contra o RealTwitter / Barcelona
O uruguaio Luis Suárez abriu o placar, aos 8 minutos do segundo tempo, e Lionel Messi ampliou de pênalti, aos 17, depois de Dani Carvajal colocar a mão na bola dentro da área e ser expulso. No último lance do jogo, Aleix Vidal recebeu passe de Messi e fechou a conta, aos 47.

Com o resultado, o Barcelona chegou aos 45 pontos, disparou na primeira colocação e ampliou para 9 unidades a distância para o vice-líder Atlético de Madri, que perdeu para o Espanyol na sexta-feira. O Real, que tem um jogo a menos, está na quarta colocação e vê os catalães a 14 pontos.

Publicidade
Com aproximadamente 650 milhões de espectadores, ou seja, um décimo da população mundial, o clássico entre o Real Madrid de Cristiano Ronaldo e o Barcelona de Lionel Messi é o mais visto no mundo.
E o argentino aproveitou a visibilidade para ampliar a vantagem na artilharia histórica do duelos entre as equipes: já são 25 no clássico, contra 18 do mítico jogador do Real Madrid, Alfredo Di Stéfano, e 17 de CR7. Nesta edição da LaLiga, o argentino chegou aos 15 tentos.
Publicidade
Messi também chegou aos 54 gols gols marcados em 2017, superando Robert Lewandowski, Edinson Cavani e Cristiano Ronaldo, com 53 cada, na artilharia do futebol europeu no ano.
Show dos goleiros
Publicidade
Antes da bola rolar, o capitão merengue Sergio Ramos apresentou a taça de campeão do Mundial de Clubes, depois do Real Madrid vencer o Grêmio por 1 a 0 na final do torneio, em Abu Dhabi.
Logo no primeiro minuto, o Real Madrid já chegou ao gol com Cristiano Ronaldo. Em cobrança de escanteio, o luso aproveitou o desvio na primeira trave e completou para as redes de cabeça. No entanto, CR7 estava em posição de impedimento e o gol foi corretamente anulado, animando a torcida merengue no Santiago Bernabéu.
Publicidade
As equipes tinham dificuldades para encontrar espaços, com leve superioridade dos anfitriões. Aos 10 minutos, Ronaldo perdeu mais uma ao receber passe de Toni Kroos. O português estava livre na área, tentou com a perna canhota e furou de maneira pouco usual.
A resposta catalã só veio aos 29 minutos, com Messi deixando Paulinho na cara do gol. O brasileiro encheu o pé, mas parou da bela defesa do goleiro Keylor Navas. Acostumado a ficar com a bola nos pés, o Barcelona sofreu para ter a posse na casa do rival. 
Publicidade
O placar não saiu do zero por conta da boa atuação dos arqueiros. No lance seguinte, Ronaldo apareceu bem no ataque mais uma vez, chutando rasteiro cruzado pelo lado esquerdo da área. Ter Stegen esticou a perna para evitar o gol. Aos 42, o goleiro alemão contou com a sorte e viu a cabeçada de Karim Benzema triscar a trave antes de sair.
Gol e expulsão
Publicidade
Na volta do intervalo, o Real Madrid não manteve a intensidade imposta no primeiro tempo. O Barça cresceu e passou a ficar mais com a bola.
Aos 8 minutos, em jogada de contra-ataque, o croata Ivan Rakitic carregou desde o campo de defesa até a entrada da área adversária, deu passe para Sergi Roberto, que cruzou rasteiro para Luis Suárez chapar firme para abrir o placar. Foi o 10º gol do uruguaio no campeonato, assumindo a vice-artilharia da competição ao lado de Simone Zaza, do Valencia.
Publicidade
Oito minutos depois, Suárez ficou cara a cara com Navas e acabou freado pela defesa do costa-riquenho. Na sequência do lance, Paulinho cabeceou e Carvajal defendeu com a mão, o que acabou levando à sua expulsão e ao pênalti. Messi foi para a bola e encheu o pé para ampliar a vantagem, aos 17.
Com um jogador a menos, o Real Madrid viu o Barcelona passar a mandar no jogo com toques que percorriam todo o campo. A vantagem fez os catalães diminuírem o ritmo, o que acabou dando chances para os donos da casa reagirem.
Publicidade
Não fosse a boa atuação de Ter Stegen, que defendeu as boas tentativas do galês Gareth Bale e de Sergio Ramos, o Barça poderia ter deixado o Real voltar para a partida. 
Passado o susto, os visitantes ainda aproveitaram a última chance do jogo para marcar o terceiro gol, aos 47 minutos. Depois de dominar a bola fora do campo, em lance não observado pela arbitragem, Messi partiu pra cima de Marcelo, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para o meio da área, onde Aleix Vidal apareceu para bater firme e fechar o placar.