Álbum de figurinhas da Copa do Mundo Rússia 2018 - Divulgação / Panini
Álbum de figurinhas da Copa do Mundo Rússia 2018Divulgação / Panini
Por O Dia

Um novo golpe na praça pode atingir os desprevenidos de plantão! Uma corrente que circula via WhatsApp promete dar a quem seguir alguns passos um álbum e 100 figurinhas da Copa do Mundo da Rússia. Mas o que muitos não imaginam é que quem se interessar por essa "bela ação" pode comprometer seus dados pessoais.

A descoberta foi feita pela Kaspersky Lab, empresa especializada em monitoramento na web. Segundo ela, as supostas vítimas recebem uma mensagem prometendo os brindes se clicarem em um link e fazer um cadastro.

Golpe via WhatsApp promete álbum e figurinhas da Copa da Rússia - Reprodução / Internet

Ao efetuar o primeiro passo, o internauta é direcionado para uma página customizada. Lá, ele é convidado a responder a um questionário e compartilhar o link com seus amigos. Esse mecanismo mantém o golpe ativo.

Ao seguir os passos, a vítima está liberando suas informações para os criminosos as cadastrarem em serviços pagos, sem autorização. Na janela de compartilhamento, ele se depara com inúmeras publicidades, mecanismo que gera receita aos hackers.

Golpe via WhatsApp promete álbum e figurinhas da Copa da Rússia - Reprodução / Internet

"Com a proximidade de mais um grande evento, veremos muito mais golpes usando essa temática", diz Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil. "Em 2014, quando o campeonato aconteceu no Brasil, vimos os golpistas usarem essa tática muito antes da realização dos jogos. Mas nessa edição em específico, vimos que o tema não despertou muito interesse, o que fez com que esses golpes aparecessem de forma tardia", completa.

O especialista também é enfático ao alertar os usuários para se prevenirem desses golpes virtuais. "O internauta tem de estar alerta", avisa.

Você pode gostar