Rio - O preto e o branco viraram sinônimo de gols em 2018. Com o terceiro 3 a 2 em apenas três meses, Botafogo x Vasco tornou-se o clássico mais movimentado do futebol brasileiro nesta temporada. Com 15 gols e média de cinco por partida, dez jogadores diferentes já deixaram sua marca no confronto, com destaque para Brenner o único a marcar nas três partidas, todos os gols de cabeça e os vascaínos Andrés Ríos, Pikachu e Riascos, que têm dois gols cada.
Depois do clássico em preto e branco, Cruzeiro x Atlético-MG, Figueirense x Avaí e Grêmio x Internacional são os que mais tiveram bola na rede, com oito gols cada. Só que os gaúchos têm média inferior, já que se enfrentaram três vezes, contra duas de mineiros e catarinenses.
Com duelos abertos, times para frente e recheados de falhas defensivas de ambos os lados, principalmente pelo alto, Botafogo e Vasco têm protagonizado clássicos emocionantes. Além dos muitos gols, as partidas só foram definidas nos minutos finais. No primeiro jogo da final, a vitória saiu apenas nos acréscimos, com Andrés Ríos. Nos outros dois confrontos, aos 39 minutos do segundo tempo: no triunfo alvinegro na semifinal da Taça Rio (Igor Rabello) e no vascaíno, no confronto na fase de grupos (Paulinho).
"Jogo muito bom para quem veio assistir. Jogado e aberto", analisou Alberto Valentim, falando sobre a final, mas que também resume os outros confrontos entre as equipes.
UM RIO DE GOLS
Os muitos gols não são exclusividade de Botafogo x Vasco no Rio. Outros clássicos cariocas também têm boa média, como o Fla-Flu, com seis gols em dois jogos. Ao todo, foram 35 gols em 13 duelos entre os quatro rivais cariocas e esse número só não é maior porque Flamengo x Vasco foi 0 a 0. Como efeito de comparação, os quatro paulistas fizeram 20 gols em 11 clássicos.
Comentários