Vasco e Botafogo vivem momento complicado - Vitor Silva/SSPress/Botafogo.
Vasco e Botafogo vivem momento complicadoVitor Silva/SSPress/Botafogo.
Por O Dia

Rio - Finalistas do Campeonato Carioca deste ano, Botafogo e Vasco protagonizam nesta terça-feira, às 21h, no Nilton Santos, mais um clássico decisivo, mas longe do glamour ou das cifras milionárias de uma disputa de título. Separados por três pontos os cruzmaltinos, com 30, em 17º lugar, e os alvinegros, com 33, em 12º , as equipes lutam pela própria sobrevivência na Série A do Brasileiro.

Em situação mais delicada, o Vasco, que tem 40% de risco de rebaixamento para a Série B, contra 6% do Botafogo, aposta as suas fichas diante do adversário que mais vezes enfrentou na temporada. Em cinco emocionantes clássicos, com 19 gols, no total, venceu dois e perdeu outros três para o Botafogo, então sob a batuta de Alberto Valentim.

Agora, a serviço do clube da Colina, o treinador vê a chance de mudar o curso da equipe na tabela e deixar o Z-4. "As duas equipes precisam da vitória. Se conseguirmos, vamos para o 12º lugar, passando o próprio Botafogo. É um jogo decisivo para os dois", destacou Valentim.

Se o conhecimento do treinador que comandou o Botafogo no título carioca é um trunfo no clássico, Zé Ricardo promete explorar a mesma estratégia. À frente do Vasco, ele não apenas alavancou a equipe do 16º lugar na tabela, como garantiu uma vaga na Libertadores. Depois de 50 jogos, Zé pediu demissão em agosto, justamente após a derrota para o Botafogo, por 2 a 1, em São Januário.

"Sem dúvida (o clássico deveria valer mais), pela tradição... A expectativa é que clubes com esse tamanho briguem em cima, mas essa é a realidade que temos hoje. Estamos nos preparando, e uma vitória poderá dar início à recuperação", disse Zé Ricardo.

Em crise financeira, com dificuldade para manter a folha em dia, Botafogo e Vasco compartilham dramas parecidos e apostam no potencial e criatividade de técnicos jovens, como Zé e Alberto, na esperança de dias melhores. De preferência na Série A.

"Agora estamos do outro lado... Zé é um grande treinador, sempre tem times organizados, compactos e que atacam com o maior número de jogadores. Temos que ao menos igualar e ter personalidade", concluiu Valentim.

Bochecha e Luiz Fernando são opção
Publicidade
Apesar da preocupação com o desgaste físico do grupo, o Botafogo contará com dois jogadores importantes no clássico: Gustavo Bochecha e Luiz Fernando, que deixaram o jogo contra o Bahia com dores musculares. Outra novidade é Marcos Vinícius, que, recuperado de uma série de lesões, voltou a ser relacionado após quatro meses.
O técnico Zé Ricardo destacou que os últimos dias foram importantes para recuperar seus titulares. "Estamos tentando recuperar 100% os atletas, ainda temos alguns problemas. Isso faz parte da rotina", disse o comandante alvinegro.
Publicidade
Fernando Miguel ganha nova chance
Publicidade
Com Andrey e Fabrício à disposição para o clássico, o Vasco terá Fernando Miguel como o substituto de Martín Silva, que defenderá o Uruguai nos amistosos com Coréia do Sul e Japão.
Em busca da segunda vitória no comando do Vasco, Alberto Valentim não confirmou se Thiago Galhardo e Giovanni Augusto ganharão uma nova chance, mas aposta na força de Pikachu e Fabrício pelos lados.
Publicidade
"Conversei com Fabrício quando cheguei. Disse que contava com ele não como lateral, mas no meio de campo. E ele tem se saído bem", disse Valentim.
Você pode gostar
Comentários