Thierry Henry fazia parte da comissão técnica da Bélgica  - AFP
Thierry Henry fazia parte da comissão técnica da Bélgica AFP
Por O Dia

França - Henry será rival de Neymar no Campeonato Francês, mas apenas da área técnica. Dois dias depois de demitir o técnico Leonardo Jardim, o Monaco anunciou oficialmente neste sábado o ex-atacante Thierry Henry como novo treinador da equipe. Maior goleador da história da seleção francesa, ele assinou um contrato de três anos com o time, para comandá-lo até junho de 2021.

Aos 41 anos de idade, o ídolo francês mergulhará em um verdadeiro retorno ao passado, pois iniciou a sua carreira profissional como jogador justamente pelo Monaco, que ele defendeu entre 1995 e 1998 antes de vestir as camisas de Juventus, Arsenal, Barcelona e New York Red Bulls.

Henry não tem nenhuma experiência como treinador de um time profissional, mas vinha exercendo desde 2016 o papel de auxiliar do técnico Roberto Martínez na seleção da Bélgica. E ele ajudou a equipe belga a terminar a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, na terceira posição, depois de o time nacional ter eliminado o Brasil nas quartas de final.

"Eu agradeço ao Monaco por me dar a oportunidade de treinar o time deste clube que é tão especial para mim", afirmou o ex-atacante, por meio de um comunicado divulgado no site oficial da equipe monegasca. "Estou muito feliz por voltar ao Monaco e extremamente determinado a enfrentar os desafios que terei pela frente. Eu não posso esperar para encontrar os jogadores e começarmos a trabalhar juntos", reforçou.

Um dos carrascos do Brasil ao marcar o gol que eliminou a seleção comandada por Carlos Alberto Parreira nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006, Henry também se tornou mais um astro da seleção francesa campeã do Mundial de 1998 a abraçar a carreira de treinador, seguindo o caminho percorrido também por Laurent Blanc, Didier Deschamps, Patrick Vieira e Zinedine Zidane, entre outros.

Você pode gostar