Lucca Guilherme da Silva Rosa, filho do goleiro Elisson (ex-Cruzeiro), morreu há cerca de duas semanas - Divulgação
Lucca Guilherme da Silva Rosa, filho do goleiro Elisson (ex-Cruzeiro), morreu há cerca de duas semanasDivulgação
Por O Dia

São Paulo - O coração do filho do goleiro Elisson (ex-Cruzeiro), que morreu na última quinta-feira, já foi doado. Um bebê de 11 meses foi quem recebeu o órgão de Lucca Guilherme da Silva Rosa. O transplante aconteceu na última sexta-feira no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Este foi o transplante de coração em um paciente com a menor idade já feito pelo hospital. A criança, cujo nome não foi informado, pesa 8,9kg e está internada há quase dois meses. O bebê nasceu com miocardiopatia dilatada, uma doença que faz o coração aumentar de tamanho, dificultando a função de fornecer sangue para o corpo.

O hospital de São José do Rio Preto realizou um esquema especial para fazer o transplante. Cirurgias desse tipo precisam ocorrer no prazo de até quatro horas. A Funfarme, instituição que mantém o HCM, disponibilizou um jato para que um médico fosse até Betim retirar o coração do doador. Desde que deixou Minas Gerais, a operação foi realizada em pouco mais de três horas.

O procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso. O bebê segue isolado e em observação na UTI cardiopetiátrica, são necessários três dias para as primeiras conclusões sobre como o receptor reagiu ao novo órgão.

Elisson confirmou a cirurgia pelas suas redes sociais e fez uma homenagem ao filho Lucca. "Lucca é um milagre. Filho, você já está salvando vidas", escreveu.

Lucca foi atingido por um armário no sítio onde estava com a família, na cidade de Betim, em Minas Gerais. Ele estava internado desde o dia 10 de novembro. Segundo o jogador, o menino se apoiou no armário para pegar um refrigerante, o móvel não suportou o peso e virou sobre ele. O menino entrou em coma profundo e não resistiu aos ferimentos.

Você pode gostar