Em dia de luto e muitas homenagens, o corpo do jornalista Rafael Henzel, de 45 anos, foi enterrado ontem à tarde, no cemitério Jardim do Éden, em Chapecó. Um dos seis sobreviventes do acidente aéreo da Chapecoense, em 2016, ele sofreu um infarto, terça-feira à noite, enquanto jogava futebol com amigos.
Durante o velório, no Centro de Eventos, amigos e admiradores de Henzel prestaram solidariedade à família. Muito emocionados, Alan Ruschel, Jakson Follmann e Neto, que também sobreviveram ao acidente aéreo, não seguraram as lágrimas.
Jogadores de Chapecoense e Criciúma, que jogaram à noite, pela Copa do Brasil, também foram ao velório prestar condolências. No cortejo até o cemitério, o corpo de Henzel foi levado por um carro do Corpo de Bombeiros.
Henzel, que deixou viúva, Jussara, e o filho Otávio, de 14 anos, também foi homenageado na Arena Condá, antes de a bola rolar. Sob aplausos dos torcedores, de pé na arquibancada, os atletas entraram em campo com balões brancos. Também houve um minuto de silêncio e foi apresentado um vídeo, no telão do estádio, com imagens do jornalista.
"O Rafael era uma referência para nós que tivemos familiares envolvidos no acidente da Chapecoense. Era uma pessoa que ajudava, tinha sempre uma palavra. Formou-se uma família com os sobreviventes e Rafael fazia parte disso", disse Rose Dávi, viúva de Davi Dávi, ex-conselheiro da Chape, morto no acidente aéreo.