Rede Globo derruba links de transmissões piratas em partida do Brasileirão

Partida chegou a ser exibida nos minutos iniciais no YouTube e no Instagram, mas emissora agiu rapidamente para coibir

Por LANCE

Taça do Campeonato Brasileiro
Taça do Campeonato Brasileiro -

Rio - Por alguns minutos, CSA x Palmeiras, primeiro jogo deste Campeonato Brasileiro sem nenhuma emissora com direitos de transmissão, chegou a ser exibido ilegalmente em YouTube, Facebook e Instagram nesta quarta-feira. Mas a pirataria acabou coibida pelo Grupo Globo.

Por cerca de 20 minutos, justamente o período em que Raphael Veiga fez o gol alviverde no empate por 1 a 1, aos nove minutos, torcedores presentes no estádio Rei Pelé usaram perfis nas redes sociais para exibir a partida. Até que as transmissões foram cortadas. O YouTube, especificamente, apresentou a mensagem "Este vídeo não está mais disponível devido à reivindicação de direitos autorais de Organizações Globo".

O jogo desta tarde não pôde ser transmitido porque, dentro do que estabelece a Lei Pelé, é necessária a anuência dos dois clubes para isso. O Palmeiras acertou somente com o grupo Turner, do Esporte Interativo e do canal TNT, que exibe as partidas, enquanto o CSA tem acordo com a Globo para ter compromissos exibidos na televisão aberta, fechada ou pay per view. Ao denunciar a pirataria, a Globo protegeu seus direitos com o clube alagoano.

Diante desse impasse, restou ao torcedor que não pode ir ao estádio Rei Pelé somente narrações sem imagens que não burlavam nenhuma lei de direitos autorais. Além de rádios alagoanas, as rádios paulistanas Transamérica e Bandeirantes transmitiram o jogo ao vivo, e a TV Palmeiras realizou o mesmo, com a câmera voltada para a cabine.

As negociações entre Palmeiras e Globo seguem. O Verdão ainda pode ceder os direitos para transmitir seus jogos no Campeonato Brasileiro em televisão aberta e no sistema pay per view - em contrato paralelo, o clube ainda aparece nos canais da emissora em partidas válidas por Libertadores e Copa do Brasil.

Por enquanto, as únicas partidas do Palmeiras pelo Brasileiro com transmissão garantidas são as que envolvem Athletico-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional e Santos, outros clubes que acertaram com a Turner. Por isso, no sábado, às 19h, será possível assistir na TNT ao duelo entre o Verdão e o Colorado, direto do Allianz Parque.

Até a paralisação do Brasileiro por conta da Copa América, único período com a tabela já detalhada divulgada pela CBF, outros quatro compromissos do Palmeiras não terão transmissão na televisão: dia 12, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte (MG); dia 25, diante do Botafogo, em Brasília (DF), em 2 de junho, contra a Chapecoense, em Santa Catarina; e em 13 de junho, diante do Avaí, no Allianz Parque.