Por Lance
Rio - O Flamengo está com um pé na final do Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta quinta-feira, o Rubro-Negro superou, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, o Botafogo por 81 a 69 no segundo jogo das semifinais da competição e está a uma vitória da decisão do principal torneio do país.
Deryk foi o cestinha da partida, com 19 pontos, e liderou a vitória do Flamengo. Além dele, Rafael Mineiro, com um duplo-duplo de 13 pontos e 10 rebotes, e Franco Balbi, com 6 pontos e 8 assistências, também foram importantes para o triunfo. Pelo lado do Botafogo, Cauê Borges, com 16 pontos, 5 rebotes e 6 assistências, e Arthur, com 14 pontos e 5 assistências, tiveram boas atuações.
Publicidade
Com duas vitórias seguidas, o próximo jogo, que será disputado no sábado, também no ginásio do Tijuca Tênis Clube, às 14h, pode ser o decisivo para decretar a série. Em confronto melhor de cinco, a equipe que vencer três jogos se classifica para a próxima fase. Como o mando é do Flamengo, apenas fãs do clube da Gávea podem entrar nas arquibancadas.
O Flamengo começou melhor e abriu vantagem no primeiro período, mas o Botafogo correu atrás, equilibrou as ações e foi para o intervalo vencendo. No segundo tempo, porém, o Rubro-Negro dominou as duas metades da quadra e, sem dar chances para o Alvinegro, confirmou a segunda vitória na série.
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
O jogo
Flamengo começou a partida com um bom aproveitamento no ataque, abrindo cinco pontos de vantagem logo nos segundos iniciais. No decorrer do primeiro período, o Botafogo diminuiu a liderança, principalmente com as bolas de três pontos, mas, no fim, o banco do Rubro-Negro fez a diferença. Os jogadores que entraram no decorrer do duelo não diminuíram o ritmo do time comandado por Gustavo De Conti, que venceu o quarto por 23 a 16.
Publicidade
O tempo entre os quartos foi melhor ao Botafogo, que voltou mais atento para o segundo período, diminuindo, com poucos segundos de bola quicando, o placar para três pontos. Após um pedido de tempo, Gustavinho organizou o Flamengo, que voltou a colocar vantagem, mas o Alvinegro, montando jogadas com passes rápidos e bolas de longa distância, chegou a virar a partida. No fim, a reação da equipe de Léo Figueiró valeu a vitória no segundo quarto e o triunfo de 40 a 38 no intervalo.
O Flamengo voltou com tudo no retorno da partida. Com bom aproveitamento nas bolas e liderado por Franco Balbi, seja pelas cestas, passes ou conduções de bola, o Rubro-Negro dominou o Botafogo e, limitando o Alvinegro apenas 14 pontos e muitos erros forçados no setor ofensivo, venceu o terceiro período com sobras, virando novamente o placar, agora por 61 a 54.
Publicidade
O ímpeto do terceiro período permaneceu nos últimos dez minutos da partida. Apesar do Botafogo ter tentado diminuir o placar, o Rubro-Negro conseguiu responder à altura e, com o amplo domínio nas ações e forçando o Alvinegro a cometer erros no campo de ataque, fechou o placar positivo.