Philippe Coutinho: destaque do Brasil na estreia diante da Bolívia, no Morumbi, com dois gols - AFP
Philippe Coutinho: destaque do Brasil na estreia diante da Bolívia, no Morumbi, com dois golsAFP
Por Lance
Atuar com a camisa da Seleção Brasileira pode pesar para alguns jogadores, mas não parece ser o caso de Philippe Coutinho. Criticado desde que chegou ao Barcelona, por não assumir o protagonismo imaginado, o meia-atacante vem assumindo a responsabilidade no time do técnico Tite. Inclusive com gols. Foram dois contra a Bolívia, na última sexta-feira, na estreia do Brasil na Copa América.

Goleador nas divisões de base do Vasco, onde foi revelado, Coutinho demorou um pouco para se encontrar com o gol como profissional. Dono de um eficiente chute de direita, o meia-atacante precisou de oito anos para estufar as redes mais de dez vezes em uma temporada. Algo que ocorreu em 2015/2016 - 12 gols em 43 jogos -, já no Liverpool, após passagens por Inter de Milão e Espanyol, além do Cruz-Maltino, onde estreou na equipe principal em 2009.

Curiosamente, sua média de gols é superior quando está servindo à Seleção Brasileira. Com a Amarelinha, Coutinho já marcou 16 vezes em 50 partidas, obtendo um aproveitamento de 0,32 g/j. Por clubes, seu melhor rendimento na estatística foi na rápida passagem pelo Espanyol. Veja os números:

GOLS DE COUTINHO NA CARREIRA

Vasco - 5 gols em 45 jogos (0,11 g/j)
Inter de Milão - 5 gols em 50 jogos (0,10 g/j)
Espanyol - 5 gols em 16 jogos (0,31 g/j)
Liverpool - 58 gols em 219 jogos (0,26 g/j)
Barcelona - 21 gols em 78 jogos (0,27 g/j)
Seleção Brasileira - 16 gols em 50 jogos (0,32 g/j)