Luxemburgo voltou a criticar Mauro Cezar - Reprodução
Luxemburgo voltou a criticar Mauro CezarReprodução
Por *João Vitor Campos
São Paulo - O técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a criticar o comentarista Mauro Cezar Pereira, da ESPN. Nesta quinta-feira, o treinador participou como convidado da Brasil Futebol Expo, evento realizado em São Paulo, e foi questionado sobre a influência da imprensa na demissão de treinadores e a nota de repúdio emitida recentemente pela Federação de Treinadores ao jornalista. Na resposta, Luxa não poupou criticas.
"Ele (Mauro Cezar) criou um personagem pra poder ter uma coluna no "UOL", um programa na Bandeirantes, e pegou a bandeira dos treinadores, falando dos técnicos estrangeiros. Ele só vê jogo da ESPN (jogos internacionais). Foi uma baita put#$% com o Abel o que ele fez, essa é a grande verdade. Não foi correto, ficou o tempo todinho pedindo pro Abel ser mandado embora. Eu falo pra ele e para vocês (plateia): se ele sair da ESPN, não trabalha em lugar nenhum, porque não sabe p... nenhuma de futebol", afirmou o treinador do Vasco.
Publicidade
A reportagem, que esteva no local, enviou a Mauro Cezar um áudio que foi gravado apenas a partir da fala de Luxemburgo, já após lhe direcionarem a pergunta onde o comentarista foi de fato citado por quem a fez. A resposta obtida foi a seguinte:
"Mas no áudio não é possível saber a quem o atual treinador do Vasco se refere. Ele não disse o nome. Se for a mim, então deveria explicar qual foi a "put#$%" com o Abel. Não sou eu quem deve responder sobre isso. Sugiro que você faça a ele tal pergunta, pois pode ser um mal entendido, claro. Se a referência realmente foi à minha pessoa, que ele prove, como deve agir qualquer pessoa que deseja ser levada a sério, sem ser visto como alguém leviano. Não vejo problema algum no fato de o técnico achar que não entendo de futebol, esse é um direito dele, naturalmente. Da mesma forma que tenho o direito de considerá-lo, hoje, um técnico obsoleto, com ideias superadas sobre futebol, que não por acaso passou 558 dias ignorado pelo mercado, sem trabalhar na função entre a demissão do Sport e a contratação pelo Vasco. Por sinal, saiu do clube pernambucano após 34 jogos, com 11 vitórias, oito empates e 15 derrotas. Pífio retrospecto. Aliás, fiquei com pena quando vi um profissional que um dia foi o melhor do país em sua atividade sendo dispensado entre um jogo e outro nas quartas de final da Copa Sul-Americana 2017. O Sport o demitiu após a derrota em casa por 2 a 0 para o Junior Barranquilla. Caramba, ele nem foi à Colômbia para o jogo de volta, triste, não? Mas pode ser que consiga algo positivo no Vasco, como fez Zé Ricardo naquele mesmo ano, levando o time à Sul-americana com o sétimo lugar e os mesmos 56 pontos do Flamengo, que já tinha elenco bem mais caro. Mas hoje a distância ainda é grande, né? O Vasco é 15º, apenas uma posição acima de sua colocação final em 2018, quando escapou do rebaixamento na última rodada. Como ainda falta mais de meio campeonato, quem sabe?"
Publicidade
Luxemburgo e Mauro vêm trocando farpas nos últimos tempos. Após críticas do comentarista ao estilo de jogo do treinador, Luxa foi à ESPN e o desafiou para um debate. Poucos meses depois, o comandante do Vasco divulgou um vídeo em seu canal comentando a perseguição do jornalista aos técnicos brasileiros e reforçando o convite feito para debater sobre futebol. Mauro respondeu dizendo que não haveria debate algum, já que a abordagem feita por Luxa era sempre de forma agressiva.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Felbinger