Diretor de instituto revela ter recebido ameaças após divulgação de pesquisa de torcidas

A medição de volume de torcedores por clubes de futebol contou com com 2.878 pessoas

Por Lance

Torcida do Flamengo é a maior do Brasil
Torcida do Flamengo é a maior do Brasil -
Rio - A pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha nesta terça-feira(17) sobre as maiores torcidas de clubes de futebol no Brasil apontou o Cruzeiro como a maior de Minas Gerais, à frente do Atlético, com dois pontos de diferença(4% para a Raposa e 2% de atleticanos).

Porém, os dados foram contestados por um torcedor do Galo de forma pouco respeitosa em 2018. Segundo o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, houve uma ameaça de morte de um atleticano que não concordou com a mensuração da pesquisa no ano passado.

Em entrevista à ESPN Brasil, Mauro Paulino afirmou que "o Cruzeiro é o time do povo" em Minas Gerais, gerando a irritação do torcedor alvinegro.

O executivo do Datafolha explicou que há uma grande semelhança da metodologia das pesquisa para medir o tamanho das torcidas de clubes de futebol com as pesquisas eleitorais, pois ambas mexem com crenças apaixonadas e pouco racionais do público.

Mauro Paulino contou que até 2018, ano das eleições presidenciais, o Datafolha tinha registrado apenas uma ameaça de morte em sua história, por coincidência, a ameaça também veio de um atleticano.

"Há mais semelhanças do que diferenças entre as pesquisas eleitorais e as pesquisas de tamanho de torcida. Uma semelhança muito forte é que são dois temas tratados mais com paixão do que razão. Eu estava comentando aqui com o Rafa (repórter) que a única vez que que nós, do Datafolha, havíamos sofrido - até o ano passado, né - havíamos sofrido ameaças de morte foi quando nós revelamos que, em Minas, o Cruzeiro tem mais torcedores que o Atlético Mineiro. E eu me lembro que havia aquele Torneio do Povo, em que eram os clubes com mais torcida que disputavam e eram Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro e, se não me engano, Internacional. E, em Minas, estava errado. Em Minas, o Cruzeiro é o time do povo, tem mais torcedores do que o Atlético. E os torcedores do Atlético ficaram revoltados a ponto de nos ameaçarem de morte. Foi a primeira vez. Ano passado isso virou arroz de festa, né? (riso)", contou Paulino. se referindo às críticas e pressões sofridas pelo Datafolha na eleição presidencial.

A medição de volume de torcedores por clubes de futebol foi feita pelo Datafolha com 2.878 pessoas, maiores 16 anos, em 175 municípios de todo o país, nos dias 29 e 30 de agosto.

O levantamento mostra Cruzeiro na quinta posição geral entre as maiores torcidas do país, atrás de Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, sendo maioria em Minas Gerais. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários