Rogério, Sinara, Amanda, Patrícia, José e Fábio ficaram felizes com comemoração do jogador 
 - ARQUIVO PESSOAL
Rogério, Sinara, Amanda, Patrícia, José e Fábio ficaram felizes com comemoração do jogador ARQUIVO PESSOAL
Por

Gabigol deu dois bons motivos para a galera sorrir ao abrir o placar da vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro (2 a 1), sábado, no Mineirão. Primeiro, deixou a torcida rubro-negra feliz da vida. Depois, fez os deficientes auditivos se sentirem radiantes, ao comemorar o gol com gestos de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A atitude foi um golaço e veio em ótimo momento: na próxima quinta-feira, é celebrado o Dia Nacional do Surdo.

"Para você ter uma ideia da repercussão: eu peguei o trecho do vídeo da comemoração do Gabigol e coloquei numa rede social. Em pouco tempo, tinha mais de 700 compartilhamentos e 16 mil visualizações. Todo mundo ficou muito feliz", comemora Felipe Oliver, de 33 anos, tradutor e intérprete de Libras e instrutor no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), em Laranjeiras. "Isso dá visibilidade à língua. Foi bem bonito".

Gravou bem o gesto

Gabigol disse que resolveu comemorar assim ao descobrir que o instituto para surdos fica no Rio de Janeiro. Ali, crianças e jovens aprendem, ensinam e interagem, ainda que o dia a dia seja desafiador. "A luta hoje é por um mundo com mais acesso. Por exemplo, com escolas que sejam bilíngues. A gente pede que a Libras seja disciplina nas escolas normais. Muitos surdos reclamam que não conseguem assistir aos filmes nos cinemas, principalmente os nacionais, por não terem legendas. E vários filmes internacionais contam com muitos dublados e pouquíssimos legendados", explica Felipe.

Intérprete há mais de dez anos, Felipe garante que Gabigol fez os sinais corretos. Passaria na média. "Primeiro que ele estava num estádio de futebol, com muito barulho. Ele até que gravou bem. Fez direitinho", brinca.

Você pode gostar
Comentários