Bernardo Silva acusado de racismo com o companheiro de equipe Benjamin Mendy - Divulgação
Bernardo Silva acusado de racismo com o companheiro de equipe Benjamin MendyDivulgação
Por O Dia
Rio - Nesta quarta-feira, a Federação Inglesa acusou formalmente e multou o jogador Bernardo Silva, do Manchester City, devido a conduta imprópria e ofensiva por conta de atitudes racistas em seu perfil oficial no 'Twitter' contra o lateral e companheiro de time Benjamin Mendy.
Há menos de duas semanas, no dia 22 de setembro, Bernardo Silva postou uma imagem comparando uma foto de Mendy, quando ainda era uma criança, com o mascote de uma marca de doces: "Adivinhem quem é", escreveu. Logo em seguida, Mendy respondeu: "1 a 0 para você", junto de emojis de risadas.
Bernardo Silva acusado de racismo com o companheiro de equipe, Benjamin Mendy - Reprodução
Publicidade
 
 
Publicidade
Pouco depois, Bernardo Silva apagou a postagem. No entanto, se queixou da repercussão: "Não se pode mais brincar com um amigo nos dias de hoje... Vocês...".
De acordo com a entidade, Bernardo Silva violou de forma agravante a regra E3(2) da Federação, que vista incluir "referência, expressa ou implícita, à raça, cor e/ou origem étnica". Caso a atitude tivesse sido feita dentro de campo, o jogador poderia ter uma suspensão de até seis jogos.
Publicidade
“Bernardo Silva foi multado por má-conduta por violar a regra E3 em relação a uma postagem em 22 de setembro de 2019".
"Alega-se que a ação do jogador do Manchester City viola a regra E3(1) da FA e foi ofensiva e/ou imprópria e/ou prejudica o jogo. Ainda alega-se que a ação constitui uma ‘violação grave’, que é definida na regra E3(2) da FA, uma vez que inclui referência, expressa ou implícita, à raça e/ou cor e/ou origem étnica".
Publicidade
O técnico do Manchester City, Pep Guardiola defendeu Bernardo Silva: "Se alguma coisa acontece, será um erro, porque Bernardo é uma pessoa excepcional. Bernardo é uma das pessoas mais amáveis que conheci na minha vida. Ele fala quatro ou cinco línguas, essa é a melhor forma para entender o quão mente aberta ele é", declarou.