Sempre decisivo, o atacante Bruno Henrique fez gol, carimbou a trave e foi um perigo constante  - Alexandre Vidal / Flamengo
Sempre decisivo, o atacante Bruno Henrique fez gol, carimbou a trave e foi um perigo constante Alexandre Vidal / Flamengo
Por

Nunca na história do Campeonato Brasileiro, até ontem, um time havia somado 52 pontos em 23 rodadas desde que a fórmula de pontos corridos foi adotada, em 2003. Pois o Flamengo, que derrotou a Chapecoense por 1 a 0, na Arena Conda, é o primeiro a conseguir tal recorde. Que veio em um dia não muito inspirado do líder da competição. Afinal, foram necessários o oportunismo de Bruno Henrique e uma decisão correta do Árbitro de Vídeo (VAR) para o Rubro-Negro vencer e se manter à frente do vice-líder Palmeiras.

"Jogamos como um campeão joga. Sempre dando o peito às balas. Isso caracteriza os grandes jogadores. O resultado poderia ser maior. Mas o resultado foi melhor que a exibição. Contra o Grêmio, fizemos uma exibição extraordinária e só empatamos", frisou o técnico Jorge Jesus, admitindo que sua equipe, desfalcada de Arrascaeta, Filipe Luís e Gabigol, poderia ter jogado melhor em Santa Catarina.

Se a qualidade do futebol não foi a mesma, o resultado teve a importância idêntica a de outras rodadas na luta pelo título. Que ganhou o reforço de um bom presságio: o recorde anterior de pontos no Brasileiro pertencia a São Paulo (2007), Fluminense (2012), Cruzeiro (2013) e Corinthians (2015 e 2017), todos campeões nos respectivos anos de tais feitos.

"Hoje somos líderes isolados e queremos continuar. Temos Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo que querem nos tirar. Se não tiver jogadores com qualidade, esquece. Trouxemos uma ideia e partilhamos com o grupo. São eles os grandes responsáveis pelas vitórias. Há toda uma estrutura, não lhes falta nada", acrescentou o técnico do Flamengo, que fez 1 a 0 aos 34 minutos de jogo e não teve trabalho para dominar o adversário e garantir a vitória.

O gol de Bruno Henrique, porém, só foi confirmado após a consulta ao VAR. Vitinho fez bom cruzamento na área e o camisa 27, sem marcação, cabeceou no canto esquerdo do goleiro Tiepo. A imagem confirmou que o zagueiro Douglas dava condição legal ao atacante rubro-negro. "Foi uma vitória importantíssima, com campo difícil. A Chape não nos criou muitos problemas ofensivamente. Nosso primeiro tempo foi muito melhor do que o segundo, poderíamos ter uma vantagem maior. Mas o time mostrou seu caráter e alguma fadiga, o que é normal", resumiu Jesus, feliz com o recorde e confiante na busca do Flamengo pelo heptacampeonato nacional.

Você pode gostar
Comentários