Torcedor ameaça auxiliar assistente de estupro - Reprodução
Torcedor ameaça auxiliar assistente de estuproReprodução
Por O Dia
Rio - Uma situação lamentável aconteceu durante uma partida de futebol entre ligas menores das Ilhas Canárias, na Espanha, na última sexta-feira. Durante o jogo entre UD Jandía e Chilegua La Pared, em Fuerteventura, um torcedor da equipe visitante ofendeu uma árbitra assistente de 16 anos durante um desentendimento entre jogadores das duas equipes.
"Quando te pegar lá fora, te estupro. Vou te quebrar a cara", disse o torcedor, segundo a súmula publicada pelo jornal Marca. O documento afirma ainda que o torcedor fez sinais e gestos de violência, mesmo diante dos protestos dos próprios jogadores."
Publicidade
Em nota publicada a Federação Interinsular de Futebol de Las Palmas, organizadora da competição na qual ocorreu o incidente repudiou o acontecimento, chamando de "atitude machista". Além disso, informou que o caso está sendo analisado por autoridades do órgão.
Confira o texto na íntegra:
Publicidade
A Federação Interinsular de Futebol de Las Palmas, como organizadora de competições, REPUDIA esse tipo de atitudes machistas que de forma alguma beneficiam a plena integração das mulheres no esporte e a prática do futebol sem violência física e verbal.
Tanto a Federação quanto seu Comitê Técnico de Árbitros entendem que ações dessa natureza apenas assustam aqueles jovens que encontram na arbitragem uma maneira diferente de praticar futebol.
Publicidade
Mostramos nossa SOLIDARIEDADE TOTAL e APOIO ao colegiado de Fuerteventura, que foi vítima de um tratamento vexatório por um torcedor."
No campo esportivo, essa Federação Interinsular lembra que dispõe de órgãos disciplinares, compostos por profissionais jurídicos totalmente independentes; ESTES serão responsáveis por resolver as responsabilidades que os supostos autores possam ter assumido, se for o caso.
Publicidade
Esses órgãos disciplinares, especificamente o Comitê de Competição e Disciplina Esportiva, concordaram recentemente em informar o Promotor de Justiça de um suposto crime de xenofobia a um árbitro de Gran Canaria pelo qual era responsável um jogador de futebol juvenil, que foi sancionado com oito meses de suspensão.
A Federação Interinsular de Futebol de Las Palmas apoiará as ações de protesto que possam ser realizadas pelo grupo de arbitragem em relação a este ou outros eventos que possam ocorrer no futuro."